sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Marketing e Vendas para o século XXI

Os principais desafios:
Hoje, todas as pessoas precisam entender um pouco de marketing e vendas, uma vez que somos todos vendedores. A globalização e a evolução da competitividade - novas leis do mercado - nos levou a isso. O mercado mudou. O cenário apresenta-se com muitos concorrentes, qualidade e preços semelhantes. Tal contexto reforça o uso da inteligência do marketing como mecanismo de busca do algo a mais nos processos mercadológicos. E a informação? hoje, ocupa um papel fundamental no contexto que envolve a inteligência do marketing. Ela é o nome do "jogo", sem dúvida. Marketing hoje é pesquisa de mercado e a informação é o combustível para esse mecanismo de análise de tendências de mercado. Produzir rapidamente o que o cliente quer é a consequência de uma análise de tendências bem sucedida. Vamos além disso, ainda. A capacidade de produzir rapidamente o que o cliente quer é quase uma obrigação em função da dinâmica do mercado. O diferencial está em produzir rapidamente o que o cliente quer e muitas vezes não sabe que quer.....está ai a diferença de atuação que condiciona a empresa a um posicionamento especial na mente do consumidor. E para isso, precisa-se de muita pesquisa e muita informação (relevante é claro).
O cenário nos remete a concluir que o poder realmente mudou da mão da empresa para as mãos dos clientes. Portanto, surpreendê-lo faz parte das propostas do Marketing para o século XXI. Atender bem é importante, mas é uma obrigação. Caminhar além do que o seu cliente espera de você é o objetivo central para garantir resultados, sobretudo, no longo prazo. Surpreendê-lo é a melhor forma de fidelização. Quem não gostaria de ver seu cliente se transformar no seu vendedor sem que para isso você precise remunerá -lo? é o marketing one to one que estabelece um dos melhores resultados no médio/longo prazo e o encantamento do cliente é o melhor instrumento para a fidelização e consequentemente a transformação do seu cliente em seu vendedor. Hoje a empresa precisa estar comprometida com o seu cliente e, sobretudo, com o foco do seu cliente. O relacionamento é fundamental para que o contexto se efetive.
É preciso deixar claro que vender hoje é diferente daquilo que foi no passado. Hoje é o cliente que compra e não a empresa que vende. A empresa (você) cria o melhor ambiente - contingência - para que a compra possa se efetivar. Esse ambiente criado está baseado na inteligência do marketing, ou seja, na sua capacidade de estimular, interferir de maneira positiva no momento da tomada da decisão de compra - momento X do cliente e da empresa. Fazê-lo optar pelo seu produto é o desafio. Criar a melhor contingência de compra depende de sua criatividade, de sua interatividade, de seu comprometimento para com o foco do seu cliente.
A empresa, hoje, não deve apenas atender o cliente.....não basta apenas isso......a empresa deve surpreendê-lo antecipando às suas necessidades e desejos. É necessário oferecer o que ele não espera de você.
Prof. Ms Fernando Bueno
Base/Fonte de pesquisa: Projeto Cliente - Luiz Marins

Um comentário:

  1. Olá Professor

    Sou a Fabiana da sala F202
    Ficou muito bom o texto, vai nos ajudar e muito
    Obrigada

    Fabi

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