segunda-feira, 14 de abril de 2014

Atividade de endomarketing - UNIP



Diante de um contexto orientado pela gestão inovativa de serviços e sua máxima interdependência com os níveis e qualidade de relacionamentos gerados, subsidiando assim os elementos que geram resultados expressivos para empresa, faça uma pesquisa e reflita sobre quais os tipos de situações mais prováveis de exigência das práticas de endomarketing; aproveite a oportunidade e determine uma relação técnica (proposta) de atividades associadas ao endomarketing.
 

Caro aluno, 

A partir do seu entendimento acerca do tema, desenvolva um texto "objetivo e argumentativo".

Prazo para as postagens: de 14/04 à 18/04/14.

Obs:
Postagens após a data de encerramento não serão consideradas para avaliação. 




24 comentários:

  1. Atualmente em um cenário de globalização, as empresas enfrentam um grande desafio: manterem-se competitivas, ampliarem-se economicamente e consolidarem-se no mercado atual. Para isto, é preciso que a empresa esteja voltada para o cliente, que este seja ouvido e atendido de forma correta. Por isto, as que se sobressaem neste mercado tão exigente e de alta concorrência, estão apostando em ferramentas do Endomarketing.Visando o saber fazer com agilidade, o integrar e o desenvolver de suas equipes, ou seja, treinamento, motivação e boa realização de seus serviços.E algumas delas fazem isto muito bem, como por exemplo: O Magazine Luiza - que lançou o Portal do Saber, sistema de treinamento via internet, onde há cursos de todos os tipos: técnicos, comerciais, comportamentais e até etiqueta e direção defensiva. Para cada matéria concluída o funcionário recebe um diploma e o curso é computado no plano de carreira. Portanto empresas como esta, acreditam que funcionários/colaboradores treinados e motivados estão mais aptos a desempenharem melhor suas funções e em decorrência disto, tratar melhor e com mais qualidade seus clientes.
    Sibila Teles de Souza - RA: 9308279

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  2. Buscamos o endomarketing quando é necessário fazer mudanças em procedimentos, processos internos, mudança de cultura, de costumes e na maioria das vezes associados a pessoas. Para se ter um resultado positivo, é relevante analisar, prestar atenção no clima atual e analisar fatos e pessoas e aplicar as praticas do endomarketing visando melhoria na estrutura do time interno. O gestor, o líder deve entender a atual situação e ir ajustando com o tempo e formando uma nova organização trazendo o colaborador para tomada de decisões, delegando poderes, criando um ambiente de interação entre o grupo, compartilhar informações pertinentes ao trabalho e ao seu resultado positivo, estimular uma atitude criativa e iniciativa, valorizar o individuo e/ou grupo, trazer o colaborador para parcerias, chamando o colaborador para implantação de processos e planejamentos de estratégias. Enfim, o quanto menos ruído tiver entre esse grupo de pessoas, melhor será para se ter um resultado positivo e para ter sucesso com o cliente final. FABIANA DA COSTA TEGANI / UNIP - CAMPUS MARQUES

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  3. Diante de um cenário onde a competição torna-se cada vez mais acirrada, as empresas precisam "administrar" esse fator da melhor maneira possível. Como? De que maneira elas podem tornar-se referência no mercado em que atua? Aquela preferida pelos clientes? Uma boa saída para essas indagações dá-se num termo chamado Endomarketing, que nada mais é do que o seu "marketing interno", responsável pelo estímulo de fazer o melhor aos seus funcionários, pela integração dos mesmos entre si e o conhecimento total do produto/serviço que oferecem. Em determinadas situações, tais como: mudança de cultura organizacional e lançamentos de novos produtos, por exemplo, exigem que a corporação pratique as atividades propostas pelo Endomarketing. Estas que podem ser através de uma gestão participativa, onde os colaboradores têm a oportunidade de participar das decisões da empresa, oferecendo-lhes um plano de carreira, fazendo com que tenham vontade de crescimento pessoal/profissional e organizacional.
    Contudo, diante dessa situação onde o mercado encontra-se cada vez mais exigente, aquele que não "inovar", que não surpreender o seu cliente de maneira positiva, que não prestar-te um serviço de total qualidade, estará fadado ao fracasso.
    Thiago Casquet de Melo
    R.A.: 931036-9 - Sala 551 - UNIP

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  4. As organizações necessitam se reinventar sempre para manter ou gerar diferencial competitivo. A prática do endomarketing para a manutenção ou mudança organizacional é fundamental como ferramenta que propõe e coloca o cliente interno (colaborador) como fonte geradora de confiança e segurança de um produto e ou serviço prestado pela organização.
    A relação entre a empresa e seus funcionários se reflete nos produtos e ou serviços que são ofertados pela organização,devemos lembrar que o primeiro cliente da empresa deve ser seus próprios colaboradores, mas estes devem ser estimulados para compreenderem a visão e missão da empresa.
    Existe formas de estimular o cliente interno a permanecer fiel a você, entre eles plano de carreira, conjunto de benefícios e treinamentos visando o aperfeiçoamento deste colaborador.
    O resultado disso é um time de colaboradores coeso e engajado com a missão e visão da empresa, proporcionando uma maior produtividade e satisfação a todos. Isso por fim é percebido pelo cliente externo, que adquire um produto ou serviço prestado por profissionais qualificados e estimulados a oferecerem o seu melhor.
    A partir disso, todas as áreas da empresa trabalham integradas e demostram a sua relação de interdependência entre elas, que passam a trabalhar focadas para alcançar não só o objetivo de sua área mas sim o objetivo em comum da organização.
    É valido ressaltar que todo investimento feito no cliente interno gera resultados e estimula a inovação por parte destes e que atualmente não basta somente inovar, é necessário surpreender tanto o cliente interno quanto externo.

    Paulo F. Novaes
    R.A: 931111-0 - Sala 551 - UNIP Marques

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  5. As empresas hoje precisam ser mais flexiveis, existe no mercado uma concorrência acirrada, o consumo é cada vez maior e as empresas precisam tirar o maior proveito de suas vantagens competivivas, sempre buscanco inovação.
    Para isto cabe as empresas, buscanco integra-los para que os mesmos comprem a ideia do produto/ serviço e assim possam ter resultados positivos.
    O dialogo, troca de informações, transparência e compartilhamento de riscos são base da inovação eficiente.
    Assim levará para possiveis sucessos!!
    Raquel Nocera Almeida.
    ADM Estratégica/ Marquês.

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  6. As empresa tem o objetivo de conquistar o cliente, promover um produto ou um posicionamento pra empresa no mercado. Utilizam ações do marketing para ter uma comunicação externa.
    O endomarketing tem o papel de promover ações similares, porém internamente. Pois está focado no bem estar dos colaboradores, que tem como consequência a melhora de produção e a comunicação da empresa independente de cargos. Criando ações motivacionais, eventos, treinamentos e valorização.
    Sendo assim promovendo ações estratégicas para realização de metas da empresa, ações motivacionais voltadas para a satisfação dos colaboradores e o apoio a gestão que implica na interação e implantação de processos, para que todos saibam executar.Criando assim vantagens competitivas diferenciadas mo mercado.

    Simone Bastos
    RA 9313542
    Adm. Estratégica/Marquês

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  7. Vejo que as empresas que não praticam Endomarketing, ira perder espaço no mercado. Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, o normalmente utilizado pelas empresas para abordagens ao mercado, para uso no ambiente interno das corporações.
    Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo? O Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado.

    E "vender" um produto, uma idéia, um posicionamento de marketing para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.

    Empresas de todo o mundo têm tratado o tema com maior cuidado, especialmente a partir do advento da Globalização, que acelerou os processos de troca e a interconexão dos mercados, incluindo gradualmente o Endomarketing na pauta de discussões estratégicas que, direta ou indiretamente envolvem os recursos humanos.

    José Geraldo Gomes
    RA. 9309839

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  8. As situações mais prováveis de exigências das práticas de endormarketing são:
    Na MUDANÇA DE CULTURA, quando a empresa é ultrapassada ela possui um sistema engessado, obsoleto, sem inovação. É indicado implantar uma gestão participativa, de modo que os colaboradores possam complementar os projetos de melhorias e também para que se sintam úteis e engajados com os propósitos da organização. Após essa implementação é necessário a MANUTENÇÃO DA CULTURA, onde o funcionário não fique estagnado/acomodado, neste caso pode se aplicar treinamentos, palestras motivacionais, dinâmicas; mantendo a gestão participativa, demonstrando a importância do trabalho em equipe e do feedback, montar e exibir o plano de carreira, entre outros.
    No LANÇAMENTO DE UM NOVO PRODUTO, a empresa deve entender as necessidades e desejos do cliente e o colaborador deve conhecer o produto, podendo sugerir novas ideias, melhorias, proporcionando o diferencial em relação aos produtos semelhante no mercado. É indicado realizar treinamento, captar opiniões dos colaboradores sobre o produto, pontos negativos e positivos, e criar um projeto de incentivo ao funcionário, demonstrando que sua opinião agregará valores, trazendo ótimos resultados tanto para ele quanto para empresa.
    Adriana P. R. C Roxo
    ADM Estratégica/ Marquês
    RA: 931171-3

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  9. Empresas com pensamento arcaico, onde o resultado financeiro é o único objetivo podem ser consideradas emergentes, já que não valoriza o fator humano, gerando rotatividade desnecessária, desgaste dos funcionários fiéis e diminuindo assim a rentabilidade tanto procurada. Para que este tipo de empresa desenvolva deve-se adotar um plano de alteração de processos, onde as mudanças comecem pelos diretores, gestores e a seus subordinados, para que os colaboradores adotem positivamente as alterações os seus superiores devem apresentar tranquilidade com as mesmas.
    O Endomarketing em exemplos como citado acima faz toda a diferença, pois demonstra a valorização do cliente interno para a corporação e demonstra o quanto ele tem agregado as empresas nos últimos anos. O Brainstorming é uma ferramenta muito positiva, pois através da utilização desta a empresa capacita e abre-se para receber ideias e possíveis inovações ao empreendimento, ideias estas fornecidas pelos próprios colaboradores.
    Treinamento constante, estímulos para a motivação do indivíduo, benefícios, preocupação com a qualidade de vida entre outros, são pontos chave para demonstrar ao funcionário que a empresa se preocupa com ele, fazendo com que o mesmo também se preocupe com ela e “vista a camisa”.
    Um Funcionário que confia na empresa ao qual trabalha demonstra certeza nas palavras e defende a instituição, tornando-a admirável aos olhos dos compradores e particularmente se tornam engajados junto ao objetivo proposto pela empresa.
    Cintia Romero Fraga
    ADM Estratégica -Marques
    RA: 930732-1

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  10. As empresas que desejam ter um diferencial competitivo necessitam investir em inovação seja em produtos ou serviços. Cada vez mais tornam-se crucial os investimentos em funcionários para a melhora da cadeia serviço-eficácia.
    Através da utilização do Endomarketing as empresas conseguem com mais rapidez atingir os objetivos corporativos.
    Considerando os funcionários como seus primeiros clientes, as empresas conseguirão fortalecer as relações internas e melhorar a produtividade dos funcionários mantendo-os motivados com práticas de Endomarketing como por exemplo: palestras internas, cartazes motivacionais, confecção de vídeo institucionais, convenções internas para discutir idéias e tendências e etc.
    Os funcionários integrados ao cotidiano da empresa com certeza estarão motivados a buscar a melhora dos serviços internos, atingindo todos os objetivos propostos e com a liberdade de iniciativa buscarão melhores resultados que surtiram efeitos positivos para a retenção de clientes e inovações para a empresa. Andréa Harumi Yamamoto - Administração Estratégica / Marquês.

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  11. O Endomarketing vem sendo apresentado como uma alternativa moderna para aumentar os comprometimento dos empregados com os objetivos das organizações sendo uma aplicação de valore como: transparência, empatia, efetividade, comprometimento e cooperação, transformando esses valores em crescimento e desenvolvimento dos empregados e consequentemente em ganhos de produtividade.
    E por isso a fidelização do cliente externo e prestação de serviços de qualidade superior são características prementes no cenário competitivo dos negócios. Tais características despertaram o interesse para uma análise interna da empresa, com vistas ao desenvolvimento de políticas internas de marketing que se completam a visão externa organizacional.

    Rafael Albuquerque Ricardo
    ADM Estratégica - Marquês.
    RA: 931221-3

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  12. Falo aqui como cliente interno da Cia onde trabalho, e nestes dias passei a identificar as práticas de Endomarketing que a mesma tem aplicado para que nós, os seus colaboradores fossemos totalmente contagiados pela visão e missão da Cia. De forma resumida colocarei aqui o meu ponto de vista em relação a minha realidade dentro da Cia.
    Como aprendemos, o Marketing interno e o RH são os responsáveis para identificar as necessidades de nós colaboradores, hoje temos amplos benefícios dentro da Cia que vão de um auxílio VT até o reembolso Graduação, que a cada ano as bolsas vão aumentando. Isso pode até parecer pouco, porém, também é pouco o número de Empresas que oferecem tantos benefícios como a que estou empregado, além das premiações por atingir metas, viagens, participações semestrais e anuais, isso estimulam a todos nós.
    A Cia lança vários produtos/serviços, não diferentes dos seus concorrentes , porém a forma de comunicação interna desses produtos/serviços, das metas, da preparação de cada colaborador com treinamentos para que o mesmo se sinta envolvido na venda desses produtos/serviços, das práticas adotadas unidas a ética profissional que é a primícia de seu negócio e de sua suma importância como colaborador. A Cia investe em cada um de nós para sermos os melhores e assim teremos base e capacitação suficiente para que por mais que existam concorrentes, nós venhamos ser o diferencial quando estivermos diante do nosso cliente externo, pois se ele comprar a mim, comprará a marca da Cia onde eu trabalho.
    Para mim endomarketing onde trabalho tem várias propostas, e é efetivo, seu objetivo principal é a satisfação, fidelização, confiabilidade do seu cliente externo, sem esquecer de que o seu colaborador bem preparado, bem equipado e sempre estimulado é crucial para a sustentabilidade do seu negócio.
    Alexandre de Oliveira/Adm Estr./Unip Marquês

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  13. As situações mais prováveis para início das práticas de endomarketing é a alteração ou manutenção de uma cultura organizacional, onde a mesma pode estar engessada ou sem direcionamento, desta forma o endomarketing irá entender e ajustar a cultura conforme a necessidade da organização.
    As técnicas utilizadas podem ser divididas em três ações:
    Estratégica: focada nas realizações de metas
    Motivacionais: voltada para a satisfação e qualidade de vida dos stakeholders.

    Leonardo Silva do Nascimento - RA:9312013

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  14. Com o desenvolvimento da importância do capital humano e a gestão do conhecimento, as organizações começaram a olhar para a satisfação dos seus funcionários, como clientes internos.
    É evidente que de uma forma ou outra as empresas sempre buscam politicas, de aproximação com seus funcionários, o fato é que com a evolução da gestão empresarial esses esforços atingiram patamares superiores, pode-se afirmar que o
    endomarketing esta presente em todo e qualquer esforço da empresa no sentido de estabelecer, com os seus empregados, um relacionamento produtivo,saudável, e duradouro.
    A motivação requer um aliamento sem o qual ela não acontece, a informação coerente, clara, verdadeira, logica centrada e bem trabalhada, não existem funcionários motivados, por maiores que sejam os beneficios e incentivos, a informação é o produto da comunicação interna e a maior, estratégia de aproximação funcionário / empresas.
    A qualidade do serviço interno transforma-se em satisfação dos funcionários tornando-os envolvidos e motivados na organização que por sua vez, é responsável pela qualidade do produto serviços externo, resultando na satisfação e na retenção de clientes.
    Toda organização precisa vender as tarefas aos funcionários antes de vender seu serviço aos clientes externos, em outras palavras, satisfazer as necessidades dos clientes interno melhora a capacidade de satisfazer as necessidades dos clientes externos.
    Lourival d.silva.
    Unip marques.

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  15. Hoje as organizações necessitam a cada dia criar novas expectativas para seus clientes, para isso muitas organizações fazem com que os próprios colaboradores façam com que sua marca seja reconhecida e respeitada.
    Na criação ou divulgação de um produto ou serviço, se os próprios colaboradores estiverem convencidos de que aquilo que eles vendem é o melhor produto e/ou serviço, com certeza a venda será um sucesso.
    Hoje com a competitividade em alta este método é cada vez mais comum onde as empresa fazem treinamentos, integrações e fazem com que o colaborador tenha orgulho da sua empresa e do produto/ serviços que elas oferecem. Antes da apresentação de uma campanha, apresentar para os colaboradores para saber o que eles acham e etc.
    As empresas hoje entendem que o colaborador é um patrimônio importante e que deve ser respeitado e ouvido.
    As organizações de sucesso não tem medo de demonstrar aos colaboradores que eles são extremamente importantes para que ela seja um sucesso.

    Carlos Henrique Pereira
    Adm. Estratégica/ Marques
    RA. 9307866

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  16. O Endomarketing surgiu como uma alternativa para as empresas, e tem contribuído para o alcance de vantagens competitivas através de ações que valorizam e estimulam o comprometimento dos colaboradores.
    A prática do Endomarketing cria elos que garantam uma relação duradoura e vantajosa para empresa entre colaboradores, fornecedores e clientes. Ou seja, o marketing adaptado pelos departamentos de gestão de pessoas atua sobre os clientes internos, que satisfeitos e motivados, estimulam a percepção de valor, satisfação e fidelidade dos clientes externos.

    Priscila Santos de A. Souza
    RA: 9307747 - ADM Estratégica - UNIP Marques

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  17. O endomarketing ainda é um conceito novo e uma área que ainda está em formação, evolução e estudo.
    Podemos entendê-lo como um processo de gestão empresarial com o objetivo de minimizar seus possíveis impactos negativos e destacamos a necessidade de promover a motivação dos colaboradores. No entanto é preciso que esse processo gerencial seja cíclico e continuo, com proposito direcionado da organização.
    Quando o endomarketing é utilizado?
    Lançamento de novos produtos/ processos/ modelos organizacionais, Atrair e reter bons funcionários, Assegurar boa prestação de serviço interno, assegurar um brainstorming efetivo e Correção ou criação de cultura.
    Proposta para aplicação do endomarketing
    • Ações motivacionais – benefícios financeiros, bônus, benefícios não financeiros, reconhecimento, status, investimento em formação entre outros. Outro fator motivacional é a reputação da empresa (prestigio que ela tem) liderança e investimento em responsabilidade social. Podemos citar também a perspectiva de crescimento, aprendizado e acesso a desafios.
    • Clima organizacional – Propiciar ambiente favorável aos colabores, instalações da empresa, recursos, programa de incentivo e avaliação do clima organizacional.
    • Comunicação interna – Propaganda interna, intranet, canais interativos, mural, jornal, revista periódica, boletim impresso (todas as informações pertinentes ao ambiente profissional).
    • O endomarketing, se usado de forma correta, é uma excelente ferramenta para otimização dos resultados, pois pessoas motivadas são pessoas lucrativas, o que resulta em empresas mais rentáveis, solidas e competitivas.
    Nome: Vanessa de Aguiar Santos

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  18. As empresas em geral necessitam diariamente de um controle interno de seus colaboradores, olhando diretamente no foco do problema, colaboradores, aprimorados e motivados podem mudar todo o ciclo de faturamento como todo todo ciclo diário dentro de uma organização, o endomarketing é uma chave essencial para uma mudança interna, onde desenvolve um projeto para melhorias internas, dando conhecimento aprimorado e qualificação, para os mesmo vestirem a camisa da empresa e lutar para que a organização seja cada vez mais estável e estruturada no mercado, analisando sobre uma maneira geral, o endomarketing é a chave para o sucesso de uma organização, onde aprimora valores a seus colaboradores, conhecimento e ambição para cada dia mais se fortalecer no mercado . Tudo que é feito dentro da organização, seja bom ou ruim, reflete no cliente externo, por isso é importante a gestão de pessoas na organização, se o cliente interno ( funcionário ) esta satisfeito, ele poderá fazem bem o seu trabalho, que é a engrenagem principal para o êxito da empresa .

    Thiago da Silva Morais
    ADM ESTRATÉGICA UNIP / MARQUES

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  19. As empresas em geral necessitam diariamente de um controle interno de seus colaboradores, olhando diretamente no foco do problema, colaboradores, aprimorados e motivados podem mudar todo o ciclo de faturamento como todo todo ciclo diário dentro de uma organização, o endomarketing é uma chave essencial para uma mudança interna, onde desenvolve um projeto para melhorias internas, dando conhecimento aprimorado e qualificação, para os mesmo vestirem a camisa da empresa e lutar para que a organização seja cada vez mais estável e estruturada no mercado, analisando sobre uma maneira geral, o endomarketing é a chave para o sucesso de uma organização, onde aprimora valores a seus colaboradores, conhecimento e ambição para cada dia mais se fortalecer no mercado . Tudo que é feito dentro da organização, seja bom ou ruim, reflete no cliente externo, por isso é importante a gestão de pessoas na organização, se o cliente interno ( funcionário ) esta satisfeito, ele poderá fazem bem o seu trabalho, que é a engrenagem principal para o êxito da empresa .

    Thiago da Silva Morais
    ADM ESTRATÉGICA UNIP / MARQUES

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  20. O endomarketing tem uma função primordial nas empresas levando em vista que busca uma variedade de soluções para extrair de seus colaboradores o maximo de desempenho, para isso tenta fazer diversas campanhas de motivação a fim de inspirar seus funcionários a desenvolverem seus tarefas com todo entusiasmo.O endomarketing geralmente é passado de forma continua e desenvolvido com o departamento de RH da empresa que por sua vez tem um papel fundamenta na verificação e na checagem de desempenho do mesmo, cada empresa busca no endomarketig uma forma de conhecer, ouvir e atender as necessidades de seus colaboradores de modo que isso possa melhorar o desempenho eo relacionamento de todos uma vez que suas opiniões foram ouvidas e (boa parte delas) foram atendidas esses funcionários si sentem mais envolvidos com a empresa aumentando assim o seu desempenho.

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  21. Hoje em dia, as empresas buscam realizar o endomarketing quando visam reestruturar sua cultura, procedimentos, e jeito de pensar, para obter mais sucesso, pois necessitam inovar-se e reinventar-se para manter a competitividade no mercado.
    Endomarketing é toda e qualquer ação de marketing voltada para a satisfação e aliança do público interno com o intuito de melhor atender aos clientes externos.
    O endomarketing é uma das ferramentas mais utilizadas para a melhoria do clima organizacional, facilitando as relações entre patrão e funcionário. Os colaboradores fazem parte do processo de conquista, encantamento e fidelização dos clientes externos (consumidores). E tudo que é feito dentro da empresa, seja bom ou ruim, reflete no cliente externo. Por isso é importante o endomarketing, afinal, se o cliente interno (funcionário) está satisfeito, ele poderá fazer bem o seu trabalho, que é a engrenagem principal para o êxito da empresa.
    Com base nisso, o responsável pela empresa deve avaliar quando existe a necessidade de se trabalhar o endomarketing, envolver a equipe de Rh e Marketing para utilizar ferramentas existentes para motivar seus colaboradores.
    Algumas ferramentas de Endomarketing existentes hoje, são:
    Manuais - técnicos educativos ou de integração.
    Cartazes motivacionais, informativos ou em forma de quebra-cabeça. Tem por objetivo transmitir novas informações para a equipe interna;
    Canais diretos - reuniões com a diretoria, presidência ou ouvidoria;
    Palestras internas. Têm por objetivo apresentar as novidades da empresa, as tendências e a evolução que a mesma teve;
    Vídeo jornal - para a divulgação de lançamentos, pronunciamentos de diretores e gerentes; EAD; e-Learning.
    Convenções internas - uso da equipe interna para divulgação de atividades.

    Rodrigo Chebabo Suarez RA: 9313248 Unip Marquês

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  22. O conceito e as práticas de endomarketing, começaram a ser exploradas como método de envolvimento e motivação entre (colaboradoes e empresa) recentemente.
    As empresas foram evoluindo este conceito para demonstrar todas as ações que realiza de maneira positiva e agregadora e o que era visto anteriormente como uma obrigação das empresas para com o colaboror hoje é reconhecido como objeto de valor e acabou sendo um diferencial para retenção de bons profissionais, melhores resultados e um nível de comprometimento muito mais abrangente que antes. Empresas que conseguem tangibilizar estes valores acabam sendo reconhecidas no mercado e na mídia como melhores empresas para se trabalhar, acabam valorizando sua marca internamente e externamente gernado resultados melhores.
    Além dos benefícios, as empresas também começaram a explorar com melhor qualidade e assertividade os feedbacks, as idéias , sugestões dos colaboradores e também envolver todos os setores em prol de um mesmo objetivo (com reuniões de planejamento, reunião de indicadores, eventos comemorativos pelo resultado obtido em vendas, redução de perdas, resultados e até mesmo canais para reclamações etc.
    Acredito que a sensibilidade deste modelo ainda é muito grande pois para que este seja um fator de sucesso deve ser bem visto por todos e mudanças de cultura em algumas empresas ainda leva muito tempo para gerar resultado.
    Onde existe melhor percepção de valor existe sucesso em maior escala.

    Cledir J de Paula
    RA_9312168 Unip Marques \ Adm Estratégica

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  23. A geração do valor percebido pelo o cliente, fator determinante para sua fidelização, será conquistado através de um conjunto de ações interdependentes realizadas pela empresa.
    Questões importantes como “o saber fazer” e o “como fazer”, são pontos elementares para a existência e manutenção de qualquer negócio. Instalações comerciais e industriais; contratação de pessoal; compra de computadores e equipamentos produtivos, dentro outras ações necessárias para constituição de um negócio poderão ser feitos por qualquer um. A manutenção e perenidade deste negócio, no entanto, passa a exigir uma série de competências, sendo que a gestão de pessoas pode ser vista como um dos pilares para o sucesso. Neste contexto encaixa-se o endomarketing, onde o alinhamento dos objetivos da empresa junto à equipe é ponto fundamental para que todos trabalhem em busca de um objetivo comum. A utilização do endomarketing fará com que o time trabalhe focado na missão da companhia, através de ações como treinamentos continuados, desenvolvimento e estímulo de talentos e aptidões, criação de ambientes que estimulem as atividades e inovação de serviços e produtos e, sobretudo, de uma comunicação interna objetiva e transparente entre todas as esferas da empresa.
    Letícia Bezerra Ferrari – Adm. Estratégica, Campus Unip Marquês.

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  24. No atual cenário, as empresam precisam encontrar maneiras para se reinventarem e se diferenciarem oferecendo serviços de melhor qualidade, agregando maior valor econômico buscando a sua consolidação no mercado atual. Tudo o que um cliente espera é alem de bom atendimento, qualidade nos serviços prestados, segurança para realizar uma compra, o pós vendas entre outros aspectos fundamentais para uma futura fidelização. Algumas empresas já investem em determinadas ferramentas para suprir as necessidades de seus clientes, uma delas é o Endomarketing, ferramenta essa que caracteriza a comunicação interna voltada aos seus colaboradores, vender uma ideia para o "cliente" interno do mesmo modo que vende para seu cliente externo. Fidelizar, interagir, criar eventos para motivação, integrar e desenvolver seu colaborador inseri lo em tomada de decisões podem fazer toda a diferença,são acoes determinantes para o bem estar de todos os colaboradores fazendo assim com que melhorem a produção e a capacidade intelectual de cada um. Quando o funcionário se sente valorizado ele realmente veste a camisa da equipe, produz melhor, trabalha por prazer, trazendo assim melhores resultados para sua equipe desempenhando bem melhor suas funções. O objetivo fundamental do Endomarketing é focar nas pessoas e conseguir gerar sempre um melhor resultado.
    O sucesso e os resultados dependem do empenho e da motivação de cada um.
    Camila Chaves
    RA: 9308714
    ADM Estratégica.

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