quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Capitalismo e responsabilidade social: práticas compatíveis?

O marketing social, em sua essência – quando norteado pela Responsabilidade Social - possui como princípio moral/ético a seguinte fundamentação: “SE PREOCUPAR COM EFEITOS DE SUA PRODUÇÃO A SOCIEDADE A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO ”.
Esse princípio fora esquecido e abolido de sua estrutura de ação. Os princípios de ética, a compatibilidade com o desenvolvimento sustentável, bem como a ênfase na cooperação são as marcas dessa ação que, infelizmente, encontra-se descaracterizada em função das açoes capitalistas.
O princípio moral da responsabilidade social, sobretudo, a corporativa está na capacidade que a empresa tem em se preocupar com os efeitos de sua produção para com a sociedade, além de colaborar, em qualquer campo, para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Neste sentido, farei uma reflexão sobre os produtores de fumo (cigarros). Os efeitos de sua produção no longo prazo conduzem às doenças que podem levar, em última instância, a morte do consumidor. É óbvio que não há responsabilidade social envolvido nesse caso. Alguns autores defendem a tese de que o fato da empresa pagar seus impostos e outras obrigações legais já confere a mesma o título de empresa socialmente correta. Será? A essência da responsabilidade social não foi violada? Será que é possível realizar algum tipo de marketing socialmente correto, neste caso? Com base no contexto, presume-se que o Marketing Social está sendo usado de maneira imoral, ou seja, fora do campo norteado pela Responsabilidade Social. Trata-se de marketing apenas.....a responsabilidade social, em sua essência, está a Km de distãnicia.
Podemos dizer que, nesse caso, se olharmos pelo campo legal, a padronização de um modelo de gestão empresarial poderá se configurar em um modelo socialmente correto, embora, totalmente hipócrita, certificando a empresa pelo ponto de vista legal. Entretanto, se olharmos pelo campo moral e considerando a essência da Responsabilidade Social, uma empresa que produz cigarros, por exemplo, não poderia ser certificada nesse quesito. É uma questão lógica pelo ponto de vista social.

Prof. Ms. Fernando Bueno, Administrador, consultor e Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.

10 comentários:

  1. Professor...muito boa essa discussão.Precisamos ver o que é responsabilidade social e o que é marketing social....João Paulo

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  2. Professor Fernando concordo plenamente com sua colocação neste artigo, pois realmente a maioria das empresa não possuem responsabilidade social alguma, fazem muitas coisas em busca de benefício próprio e não para sociedade, este caso do cigarro citado mostra claramente isto, outro tópico que mostra que a responsabilidade social está bem distante é a questão das cotas raciais e para deficiêntes físicos nas empresas, por trás de tudo isto vemos como este mundo é podre, como as pessoas pensam em si próprias e se esquecem dos outros ao seu redor principalmente do respeito que é o mínimo que devemos ter pelo outro.
    Fernanda Paula - 7º Semestre Adm -USF

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  3. Professor,
    Essa questão da responsábilidade social,é algo que está sendo visto pelas empresas a pouco tempo, ou seja, as empresas anteriormente realizavam ações sem pensar na consequencia e muitas ainda estão com esse pensamento.
    Regras estão surgindo para que uma ação que deveria ser voluntária das empresas, afinal o mundo é de todos, seja tomada de forma obrigada.
    Giselle Macedo- 7ºsem. ADM-USF

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  4. Concordo que as empresas perderam realmente o foco, na verdade muitas utilizam o termo Responsabilidade Social porque hoje está se tornando comum e obrigatório que elas adotem medidas preventivas e de recuperação, mas acredito que o grande objetivo delas é criar uma imagem positiva no mercado e desfrutar de alguns benefícios que essas práticas oferecem. Ainda não se pode dizer que as pessoas entendem e praticam responsabilidade social, a maioria age por obrigação, por isso perderam a noção do significado, um ótimo exemplo disso é o caso do cigarro que foi citado no texto.

    Paula Santana - ADM USF - 7º sem.

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  5. achei interessante,pois agora é quase que é uma obrigação que todos tenhamos responsabilidade,não só nas empresas mas sim em todos os lugares a lei do cigarro é um bom exemplo disso,acho que esse tema vai ser super discutido em sala de aula, a colocação dos artigos estam bem claras,alias todos os artigos dariam um bom debate. Giane ADM USF 7

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  6. Responsabilidade Social já deveria ter sido obrigatório a muito tempo atrás, só agora as empresas estão se tornando responsáveis, ou tentando pela melhoria na imagem, ou seja, melhorando seu mkt.O cigarro, do meu ponto de vista, deveria ser proibido de vez, não apenas em lugares públioos,deveria ser torna uma droga ilícita, pois também leva a morte.
    Por mais que as empresas de cigarro coloquem fotos dos prejuízos que o cigarro pode causar a uma pessoa, não adianta de nada, afinal, quem é fumante,nem olha para a foto

    Priscila D. USF 7° Semestre

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  7. A responsabilidade social tem que abranger não somente o benefício próprio, mas o benefício da sociedade em geral, é pensar na futuras gerações que estão por vim, vamos deixar de partir somente pela obrigação e vamos começar colocar em prática a nossa conscientização do que é melhor para todos.

    Fábio ADM USF - 7º Sem.

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  8. Responsabilidade Social, parece ser a palavra da moda, todo mundo fala disso, e muita gente nao sabe a sua importancia. Essa ação deveria vim de "berço" naturalmente, mas antes tarde do que nunca. Acredito que o marketing como ferramenta supreendente, com essa visão global, não preocupado somente com os ambientes internos , mas com os externos tambem, podem ajudar muito as empresas que estão se preocupando com o social. Em compensação as empresa referente ao texto e pra mim as de bebidas alcoolicas tambem, não é nenhum exemplo de empresa preocupada com isso.

    Thelma P.M.dos Santos USF -7º SEMESTRE

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  9. Profº concordo plenamente com sua colocação, pois o capitalismo toma um espaço que deveria ser de outros setores como foi falado da responsabilidade social,além de alguns processos de produção ou de alguns produtos que destroem o meio ambiente e a saúde das pessoas, algumas inovações para melhorar os processos ou produtos não são bem realizadas prejudicando mais ainda o indivíduo.Responsabilidade Social não é pensar somente na empresa,mas principalmente nas pessoas.


    Adhemar USF - 7º SEM.

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  10. As organizações são gerenciadas por pessoas, e por alguns instantes esquecem que fabricam, produzem e realizam serviços para si próprios.A responsabilidade social deveria estar em primeiro plano,pensar que a qualidade de vida das pessoas geram satisfações e a satisfação vem através das organizações que se preocupam com o lado social.

    Lucivania USF - 7º SEM.

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