segunda-feira, 11 de março de 2013

Fórum de Marketing Internacional



TRECHO PARA ANÁLISE  


"A globalização da economia tem conferido às empresas a operacionalizarem em um novo contexto global de mercado no que se refere a escolha de fornecedores, matérias-primas, novos segmentos, enfim...escolhas de como e onde produzir seus produtos independentes de sua localização geográfica. Portanto, novas plataformas de geração de vantagens competitivas estão em pauta. A evolução do comex/marketing  passa pelos efeitos da internacionalização dos processos produtivos em resposta as proteções tarifárias (década de 70), da desaceleração da economia e saturação dos mercados ditos ricos, da ascensão econômica de alguns países, da própria formação dos BRIC´s, dos novos fluxos de mercado, das novas tecnologias e etc, alterando, seguramente, os perfis de demanda."


Tema do Fórum:

"Os desafios/consequências para o Marketing Global a partir da internacionalização dos negócios"


Argumente sobre o tema e justifique sua opinião!


PRAZO ENCERRADO PARA AS PUBLICAÇÕES DOS COMENTÁRIOS: em 18/03 - 18:00 hs

16 comentários:

  1. Focar em planejamento mostra-se a melhor alternativa para alcançar melhores resultados. Através de uma análise SWOT, bem elaborada, do ambiente de mercado onde a empresa está sendo inserida, é possível identificar e compreender o cenário desse ambiente, avaliando os caminhos possíveis, potenciais riscos e oportunidades, permitindo desenvolver o melhor plano de ação para alcançar o objetivo esperado.
    Após feita a análise do macro ambiente, que engloba diversos fatores como: econômico, social, cultural, político legal, tecnológico, ambiental, demográfico, psicográfico, e traçado o plano de ação, será preciso tomar decisões e coordenar as ações tomadas com base na análise, bem como encontrar a melhor forma de gerir os riscos ou obstáculos que a empresa venha porventura encontrar.
    A pesquisa e desenvolvimento é a parte que deve ser tratada como o processo mais importante e contínuo da organização, uma vez que permite a geração de novas ideias e a identificação do cenário mais provável, parte essa que deve ser integrada ao desenvolvimento de planos e produtos da organização, pois trabalha com metodologias que englobam o ambiente como um todo, permitindo avanços positivos ao negócio.
    Se o marketing for corretamente trabalhado, as consequências automaticamente serão positivas. Podemos citar um fortalecimento da marca, agora em ambientes externos ao seu de origem, obtenção de um melhor posicionamento de marca na mente no consumidor, o desenvolvimento e diversificação de produtos e serviços, reforço no fator competitividade, aumento nos lucros da organização e maior fidelização de consumidores à marca.
    Observamos, portanto, que as consequências negativas só ocorrerão se a análise, discutida nos parágrafos acima, não for bem elaborada. Neste caso, dentre os resultados negativos, podemos citar: perda de Market Share, perda na competitividade, redução nos lucros, falha na comunicação com os clientes, má interpretação gerando a não aceitação do público à oferta, e dependendo do erro na análise a empresa pode nunca mais encontrar abertura naquele mercado para inclusão de seus produtos e/ou serviços.

    Bruno Sergio Damaceno
    MBA em Marketing
    FMU

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  2. Dentre os desafios encontrados pelos gestores de marketing para internacionalizar seus negócios, podemos mencionar a necessidade de realizar uma pesquisa aprofundada dos fatores macro-ambientais em todas as localidades/países onde se deseja operar. Na esfera econômica, temos que analisar a distribuição de renda local, a estrutura industrial, relações cambiais, situação tributária, crescimento econômico, investimentos em infra-estrutura, questões relacionadas ao crédito, inflação e histórico de crises econômicas. Já no que se refere à situação político-legal, devemos atentar para a estabilidade política, leis e políticas públicas, regulamentação político-monetária, burocracia governamental, código de defesa do consumidor, exigências sanitárias, etc. No aspecto sócio-cultural, podemos mencionar os costumes, hábitos, valores, crenças e atitudes da população/consumidores locais. Também muito importante é a questão tecnológica, que envolve elementos como a capacitação da mão de obra local, situação da infra-estrutura industrial e logística, etc. No âmbito demográfico, devemos considerar as proporções da população urbana e rural, a estrutura familiar, a constituição das faixas etárias, a proporção entre homens e mulheres, entre outros aspectos. Por fim, na questão natural/ambiental, temos que estar atentos à dinâmica do clima, ao histórico de desastres naturais, tempestades, seca, pragas, etc, à sazonalidade derivada das mudanças de estações e à possibilidade de geração de energia a partir de fontes sustentáveis.
    Com essas informações, fazemos uma avaliação das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças (SWOT) de cada mercado/país alvo e então decidimos se vale a pena investir na internacionalização e em quais mercados devemos entrar ou não. Em seguida, elaboramos um composto de marketing e a estratégia para se inserir em cada país, com as devidas adaptações dos produtos de acordo com a realidade local.
    Constantemente deve-se realizar avaliações das variáveis macro-ambientais, assim como do próprio composto de marketing, de novas tendências e do relacionamento com os clientes para monitorar a situação e, eventualmente, realizar ajustes na estratégia. A rapidez para se ajustar às mudanças é fundamental nessas situações. Para isso, a equipe de gestão deve ser inovativa e tolerante com a ambigüidade.
    As conseqüências positivas advindas da internacionalização são: ampliação de mercado; não dependência do mercado doméstico saturado; vantagens competitivas a partir da otimização de processos produtivos a partir de acordos cooperativos locais para melhoria de qualidade e redução de custos; redução de custos com logística, uma vez que se pode ter fornecedores em diversos continentes; prolongamento do ciclo de vida dos produtos; maior visibilidade e penetração internacionais da marca.
    O objetivo da análise de ambiente criteriosa e da definição de uma estratégia eficiente e não permitir conseqüências negativas do empreendimento, o que nos deixa sujeitos apenas à fatores imprevisíveis como golpes de estado, catástrofes naturais, crises econômicas locais e globais, etc.

    Roberto Braga
    MBA em Marketing
    FMU

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  3. Acredito que a vinda da internet colaborou significativamente para a globalização. A informação passou a ser mais rápida, os relacionamentos ultrapassam fronteiras e com isso as demandas e transações comerciais, bem como o comportamento do consumidor mudaram drasticamente, incluindo aqui a necessidade de conhecimento e exploração de mercados internacionais.
    Nesse contexto, podemos observar que o marketing também mudou, evoluiu. Passou de ser uma estratégica de vendas para uma ciência que exige o conhecimento e profunda análise mercadológica, social, psicográfica, demográfica, política e ambiental, tanto localmente quanto internacionalmente.
    Hoje as empresas enfrentam os desafios de serem competitivas, atrativas e manterem seus clientes fiéis com produtos e serviços de real qualidade tanto no produto/serviço oferecido, quanto no atendimento no momento de fechar o negócio quanto no pós venda, o chamado relacionamento com o cliente. A concorrência é grande para um cliente exigente e quando se torna internacional é maior ainda.
    Aqui entra o papel do marketing: analisar o mercado (macro ambientes) mantendo a empresa ativa e analisando o crescimento da empresa, exploração de novos mercados com os riscos que isso pode trazer.
    Se o planejamento de marketing estiver bem elaborado os riscos serão diminuídos como por exemplo: perda de mercado, de lucratividade, perda de imagem, etc.

    Camila Lodovico do Nascimento
    MBA em Marekting
    FMU

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  4. A busca da internacionalização dos negócios de uma empresa deve trazer para os seus executivos as duas questões colocadas no tema do fórum não como problemas, mas como situações estratégicas de crescimento da marca, ao contrário do que muitos empresários podem pensar.
    Com certeza desafios culturais, econômicos, financeiros, políticos, dentre outros, irão aparecer. No entanto, a partir do momento que as empreas percebem o mercado global como alternativa de negócio os profissionais de marketing devem adotar desde o início o planejamento, a coordenação e a operacionalização de suas atividades como estratégia, buscando passar por este processo de forma tranquila e pró-ativa frente aos riscos.
    Em outras palavras, acredito que a antecipação e o posicionamento claro da empresa diante deste novo mercado (internacional) contribui para ações de marketing com resultado positivo.
    Quando uma estratégia de internacionalização é madura e suas ações bem estruturadas, tendo analisado os fatores que influenciam diretamente o mercadio alvo, o sucesso é questão de tempo.

    Ana Paula Pedroso Santana
    MBA em Marketing
    FMU

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Camila, Roberto e Ana Paula...
      Parabéns pelos textos, excelentes as contribuições!

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    3. Uma empresa que se utiliza de marketing global a partir de uma internacionalização deve focar seu planejamento e consequentemente seus recursos nas oportunidades e ameaças do mercado. Uma motivação comum de ingresso em mercados estrangeiros é o desafio em atuar apenas em território nacional, abrindo precedentes para as empresas concorrentes que penetram no mercado com propostas mais atraentes. Ou seja, forças externas empurram esta expansão e chega o momento de buscar novos mercados, sobrevivência e aumento de lucratividade.

      Mas, a decisão em ingressar em mercados estrangeiros irá depender de uma série de fatores como os recursos da empresa, potencial de negócios, etc. É necessário se fazer uma análise detalhada do macro ambiente e determinar as metas e objetivos globais da empresa além de moldar a organização para o alcance de resultados positivos. O cuidado deve ser potencializado quando se leva em conta que a expansão pode colocar em risco parte do mercado interno que a empresa já atende.

      No macro ambiente podemos destacar os fatores culturais e sociais, tecnológicos, econômicos, políticos, demográficos e ambientais. Após o planejamento de implantação, é necessário fazer uma constante atualização destas informações e pesquisas de marketing. Pois uma mudança neste cenário pode comprometer os bons resultados e a marca em âmbito global.

      Para o marketing global podemos citar algumas vantagens como a redução de custos, eficiência (experiência na elaboração de um programa de marketing que supere as barreiras internacionais pode ter mais força ser mais eficaz), preferência e reconhecimento do consumidor e vantagem competitiva.
      Se a análise geral de oportunidades, ameaças e macro ambiente for feita corretamente, os riscos do marketing global ficam por conta de mudanças que podem ocorrer nestes fatores bem como mudanças de âmbitos e tendências mundiais que devem ser constantemente avaliadas.

      “Um produto pode ser o mesmo em todos os lugares do mundo, e ainda assim ser diferente”.
      (HELSSEN, K – 2000)

      Iris Viviane
      MBA em marketing
      FMU

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  5. A internacionalização de uma marca é uma ferramenta do marketing que vem se tornando cada vez mais corriqueira, grandes marcas todos os dias desbravam novos mercados. No caso brasileiro isso se deve ao crescimento e estabilização da economia, algo que também vem ocorrendo com grande parte dos países emergentes, que há poucos anos atrás amargavam a desconfiança e a incerteza de grandes investidores. Hoje no caso, essas marcas, buscam essas regiões para se instalar acreditando que ali não só será uma grande fonte de riqueza, como será um ótimo lugar para produção dos seus bens.
    Hoje é uma realidade se estudar e analisar a fundo o mercado onde se investirá, uma pratica necessária para qualquer empresa que deseja conquistar uma grande gama de clientes e a confiança dos seus parceiros. Uma pesquisa sucinta, transparente, analisando todas as forças e fraquezas, da sua empresa e dos concorrentes, refletirá em ganho comercial em curto, médio e longo prazo. Independente do porte da empresa, esse tipo de pesquisa se faz necessária para buscar peculiaridades cruciais da economia, social, cultural, político. Caso essas medidas não sejam adotadas a empresa terá uma grande dificuldade de se firmar ou até de conseguir ir adiante, pois como já discutido em uma pesquisa e analise de mercado várias peculiaridades são descritas e percebidas.

    Fernando Gaibina
    FMU - MBA em Marketing

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  6. A internacionalização de negócios é uma possibilidade de expansão mercadológica para buscar otimizar a produção em regiões que possuem valores reduzidos de custos e que, em consequência, necessitam de investimentos mais baixos por parte das empresas que procuram por esse tipo de negócio.

    A era da globalização trouxe essa nova ordem mundial que possibilitou que as corporações fragmentassem suas linhas de produção em diversas partes do mundo, fazendo com que o emprego de recursos fosse consumado conforme as características econômicas de cada país.

    Essa forma de produção gera produtos mais baratos, empregos e possibilidade de abertura de tecnologia. Em contrapartida, é uma maneira de causar pontos de trabalho quase escravo e exploração infantil.

    Os desafios para o Marketing Global em um cenário como esse são baseados nas variáveis incontroláveis, que englobam o entendimento e posterior adaptação aos ambientes político-legais, econômico-naturais, sociocultural-comportamental, tecnológico e também aos relativos à concorrência.

    Cada um deles representa uma fração importante para que as aplicações financeiras empresariais sejam realizadas corretamente. É essencial frisar que é a partir da capacidade de compreensão desse macroambiente que as empresas poderão interpretar e mapear a realidade legislativa, trabalhista, tributária, demográfica, étnica, educacional, financeira, comercial, digital, entre outras do país que receberá os investimentos.

    Creio que uma boa referência de como gira essa “roda” pode ser a crise de 2008. Os americanos, que hipotecavam e refinanciavam suas casas para poderem aumentar sua capacidade de crédito, consumiam freneticamente de tudo: carros, TV´s, Ipods e etc.

    Esse consumo contribuía fortemente para o movimento econômico mundial, já que o processo de fabricação estava locado em diversas partes do mundo. Um exemplo: a troca de carros é ótima para as montadoras e genial para as mineradoras que escavam o minério de ferro que forja o aço. A montadora podia estar no EUA, a siderúrgica no México e a mineradora no Brasil. Todos, de alguma forma, participavam desse processo e faziam com que as economias locais também ganhassem de alguma forma.

    O problema é que um dia o preço das casas americanas caiu, ninguém conseguia mais pegar créditos e os bancos começaram a quebrar. O efeito foi sentido no mundo inteiro. E só não foi pior porque o governo americano investiu 3 bilhões de dólares em um programa de troca de veículos.

    O Brasil só não ficou em uma condição complicada porque o governo incentivou o consumo, aquecendo o mercado interno. Na ocasião, o Presidente Lula disse: “Não comprando, o comércio não encomenda para a indústria, a indústria não produz, e não produzindo, não tem emprego".

    Renato José Pereira
    MBA em Marketing
    FMU

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  7. A globalização é fundamental desde que leve em consideração as diferenças sociais, econômicos e culturais. O maior desafio é criar um sistema que maximiza o crescimento global que seja capaz de integrar as potências econômicas emergentes.
    Com o surgimento das pequenas empresas que, no entanto vem tendo um papel de destaque nas economias emergentes, inserindo um novo conceito mercadológico para o marketing. Trazendo o planejamento estratégico, analise do cenário, cultura, economia e a da tecnologia.

    Com o avanço da tecnologia e o dinamismo da informação podemos dizer que o desafio e as consequências do marketing internacional vai muito além do que se pode quantificar. A maior pressão dentro das organizações está relacionada com o impacto do desenvolvimento tecnológico e das contínuas inovações, no sentido de proporcionar a maior produtividade e qualidade no trabalho. Significa que a produtividade e qualidade para proporcionar competitividade através dos produtos e serviços que se adequem as necessidades de um mercado cada vez mais exigente e criterioso. O novo papel das pequenas empresas torna-se vital nesse novo contexto. Faz-se necessário desenvolver canais de acesso das micros e pequenas empresas ao mercado global.

    Alessandra F. Lemos
    MBA em Marketing
    FMU

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  8. Para a realização de uma adequada internacionalização dos negócios, uma empresa necessita avaliar/estudar inúmeros fatores dos mercados em que pretendem adentrarem tais como aspectos: sociais, econômicos, políticos, culturais, geográficos, infra estrutura, etc. Além disso, a empresa também precisa tratar adequadamente para superar dois desafios grandes desafios internos: a capacidade de formulação da estratégia e a preparação/disponibilidade de pessoas. Enfim é necessário que a organização se desgarre do passado e possa entender as novas realidades, do contrario estará se fazendo apenas uma externalização.
    Juarez S. Andrade
    MBA Marketing
    FMU

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  9. Para ingressar em um novo segmento em seu país ou fora dele, é necessário que sejam realizados pesquisa de mercado.

    Existem vários tipos de pesquisa: Pesquisa de Marketing: pode ser Exploratória ou Conclusiva

    Pesquisa Conclusiva: pode ser Descritiva ou Explicativa

    • Pesquisa Exploratória: Fornece conhecimento sobre um tema desconhecido. Gera hipóteses. Utiliza fontes secundárias, estudos de casos, experiências, observações informais, livros.

    • Pesquisa Conclusiva: Possui procedimentos bem estruturados; as questões, hipóteses e objetivos são claros:

    • Pesquisa Descritiva: Provê dados sobre características de grupos.Identifica relações entre variáveis sem interferir no fenômeno observado. Pode ser uma pesquisa evolutiva, como por exemplo, os painéis, e pode ser ocasional, como a pesquisa Ad Hoc, que procura respostas para problemas específicos e pontuais. A pesquisa descritiva utiliza ferramentas como questionários, entrevistas e discussões de grupos conduzidas por um moderador (focus group).

    Para obter sucesso na inserção da nova proposta de serviço/produto é necessário identificar qual tipo de pesquisa seria mais adequada para obter o resultado esperado.

    Nessa pesquisa é necessário observar os aspectos econômico, financeiro,cultural, politico e ambiental do local para obter o menor risco na realização final do projeto a ser colocado no mercado, pois o sucesso de ou produto\serviço pode obter variações de acordo com o local, público alvo até mesmo mês do ano, entre outros...


    Pamela Santos da Mata
    MBA em Marketing
    FMU

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  10. Com a globalização das empresas, aumento da concorrência e tendências dos consumidores, torna-se um grande desafio a internacionalização de um negócio.
    Diante dos cenários e tendências globais, a importância da atuação internacional das empresas não é simplesmente aumentar as suas vendas e ganhar novos mercados, a atuação global permite à empresa enfrentar a concorrência com mais preparo, desenvolver vantagens competitivas de maneira mais eficaz e acompanhar novas tendências tecnológicas podendo assim efetuar análises de dados de um modo mais eficiente e descobrir tendências de mercado e potenciais riscos. Com a internacionalização da empresa, novas fontes de informações são adquiridas para estimular o desenvolvimento de produtos futuros e vantagens competitivas.
    O profissional de marketing necessita efetuar diversas análises do mercado onde a empresa irá atuar, assim como também deve analisar todos os fatores do macro ambiente que possam de alguma maneira afetar o ambiente de negócios. No entanto existe sempre o risco de tratar os países de forma similar e ignorar aspectos culturais e competitivos locais que possam impactar diretamente na estratégia da companhia, com isso a análise do ambiente em que a empresa pretende atuar deve considerar fatores culturais, econômicos, geográficos, entre outros aspectos que tenham influência significativa no mercado consumidor.
    Efetuando um planejamento bem estruturado, levando em consideração todos os fatores de mercados e possíveis riscos que foram citados, a internacionalização de uma empresa agrega valor a marca e aumenta a possibilidade de crescimento internacional.


    Daniella Klein Werlich Dias
    MBA em Marketing
    FMU

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  11. Parabéns a todos pelas respectivas participações, excelente as argumentações!

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  12. Sei que passou do prazo, mas gostaria de expressar minha opinião.
    Desde a globalização, as oportunidades de crescimento das corporações são inúmeras e cada vez mais as empresas com uma boa visão de mercado estão inovando e tentando expandir seus negócios. E dentre essas oportunidades a internacionalização é com certeza uma grande alternativa para expandir a marca e valorizar a organização.
    Mas para isso é necessário entender como funciona o mercado local, fazendo várias análises que são fundamentais para a tomada de decisão para inserção ou não do mercado internacional, entre elas estão: as lelislações politico-empresariais, tributárias, sócios-econômicas, culturais, demográficas, tecnológicas, entre outras.
    A partir dessas análises é feito o planejamento e a viabilidade da internacionalização. Mas essa para que isso aconteça é fundamental conhecer o mercado interno onde a empresa pretende se instalar.
    Uma alternativa viável é fazer franquias da empresa, pois o franqueado já fez as ánalises e conhece o mercado local e os riscos para ingressar nesse mercado diminuem consideravelmente.
    É o que acontece por exemplo aqui no Brasil. Muitas empresas possuem franquias no país para diminuir esses riscos e o governo também oferece redução dos tributos (dependendo do setor), que são menores para empresas que se instalam no país, desde que essas empresas produzam no Brasil, trazendo mais emprego e gerando maior consumo na economia.

    Sérgio de Jesus Catarino
    MBA em Marketing
    FMU

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