segunda-feira, 11 de março de 2013

Fórum de Teoria Geral da Administração


As relações geradas a partir das teorias da administração

A administração científica buscava a racionalização do trabalho, o conceito de homem econômico entre outros, enquanto que a teoria clássica abriu as portas para uma administração mais estruturalista, ou seja, com base associada à organização funcional. Já a teoria das relações humanas surgiu para corrigir uma tendência de desumanização do trabalho, ou seja, um movimento de oposição às duas anteriores. Seguramente, podemos afirmar que todos os modelos objetivaram a eficiência das organizações. Isto é fato....não há como dissociar o objetivo que é comum em todos os modelos”

FÓRUM

TEMA CENTRAL:

As influências provenientes das três teorias são contraditórias ou complementares?

Argumente sobre as teorias associando-as e expondo suas contradições e/ou complementações a partir de uma visão moderna de gestão.

 
FÓRUM DESENVOLVIDO PARA A TURMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA EMPRESARIAL DA FMU.

PRAZO ENCERRADO PARA AS PUBLICAÇÕES DOS COMENTÁRIOS: em 18/03 - 18:00 hs

21 comentários:

  1. Eu acredito que são complementares, isso porque dificilmente vai surgir algo do nada, sempre partirá do que existe e é claro da necessidade do momento atual. Ex. Por mais que uma teoria tenha sido muito eficiente no passado, hoje a mesma pode sofrer alterações, pois o momento é outro e consequentemente também as necessidades.
    Acredito também que as empresas que seguem a teoria das relações humanas, não são e nem devem ser conhecidas propriamente como "boazinhas", que pensam exclusivamente no colaborador. E, que os colaboradores também não podem ser vistos como vítimas, isso porque vivemos em um mundo capilalista, onde tudo gira em torno do lucro (dinheiro) e, que sem o mesmo não consegueríamos sobreviver. Podemos então dizer que deve haver uma troca mútua, afinal um vai está sempre precisando do outro.

    Dulcimar M. Alves FMU PEDAGOGIA EMPRESARIAL Turma 148

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  2. A Teoria Clássica começou com o que chamamos ênfase nas tarefas, as atividades eram executadas de forma mecanicista, sem flexibilidade, ou seja, visão automatizada de homem. Fayol criou um elo de ligação quando apresentou as funções administrativas que uma organização precisa ter. Reforçou ainda mais o ato de planejar, a divisão do trabalho, disciplina, autoridade e responsabilidade. Criando uma cadeia escalar.
    Mas faltava o lado humano, que surge com a Teoria Humanística, pois são as pessoas que humanizam e dinamizam uma estrutura. Havia a necessidade de corrigir a desumanização do trabalho.
    Em minha opinião elas se completam, os aspectos técnicos e formais são elos com os aspectos psicológicos e sociológicos.
    Nos dias de hoje, na gestão moderna, as três teorias se completam, a humanização é essencial,porém existe a necessidade de planejar, organizar para que os objetivos sejam alcançados. Atualmente o nível de produção é resultante de integração social para que as metas sejam alcançadas dentro de uma organização.

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  3. As teorias se complementam. Ao longo dos anos, foi havendo a necessidade de aprimoramento , pois ja não estavam mais acompanhando e atendendo as necessidades da época vigente. Uma teoria sobrepõe a outra e acrescenta algo em relação a anterior, mas não a descarta.
    Atualmente a teoria utilizada é a Humanística. Foi criada devido a percepção de que, valorizando o funcionário e incentivando sua socialização, é gerado maior lucro. Assim, essa relação é dada como uma troca. A empresa valoriza o empregado no sentido humanístico e o funcionário trabalha com maior satisfação e gera maiores lucros para a organização.

    Ana Paula da Silva Antonio FMU Pedagogia Empresarial Turma 148

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  4. Acredito que são complementares, pois, as teorias foram surgindo conforme as necessidades de mudanças devido às atualizações que foram surgindo dentro das empresas. É importante ter a consciência de que as pessoas precisam ser empregáveis, estarem atualizadas de acordo com o que as empresas buscam, tornando uma relação de troca, referente à teoria das relações humanas. Hoje em dia as empresas estão inovando suas ideias/políticas, aquele que tiver mais a oferecer, se destaca, ou seja, as ideias e a criatividade dos colaboradores faz a diferença no ambiente de trabalho. Uma teoria complementa a outra, pois, as mudanças e reestruturações são constantes, porém, acontecem a partir de um comportamento/teoria já existente.

    Rafaela Ribeiro Rosa / FMU - Empresarial Turma 148

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  5. Dulcimar, Alessandra e Rafaela,

    Parabéns pelas argumentações!

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  6. Cada teroria surgiu devido a necessidade de sua época. A teoria clássica é baseada em tarefas e estruta, e a das relações humanas tem ênfase no psicológico, afeto.
    Nos dias de hoje observamos que as teorias transitam nas empresas, dependendo do seu negócio, predomina mais uma teoria que a outra.
    Podemos dizer que a empresa que tem ênfase na teoria das relações humanas também tem como objetivo o lucro da empresa, e favorecer os sentimentos, o trabalho em grupo e o afeto, é mais uma maneira de ter trabalhadores motivados para trabalharem e produzerem mais em beneficio da empresa.
    O mundo está em constante mudança, e assim as teorias também evoluem para se adaptarem as necessidades do momento atual. Analisando as duas teorias, podemos dizer que são complementares,pois temos a necessidade das tarefas, da estrutura e de um olhar humano dentro das empresas.

    Renata - Pedagogia Empresarial - FMU

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  7. As teorias clássicas são a base da administração e a partir de oposições, complementos e mudanças sociais, elas caminham para encontrar adequações, melhorias e novos desafios.
    A teoria de Taylor seguia uma visão tecnicista, que valorizava o trabalho dividido em várias etapas e preocupava-se com as máquinas e execuções. Fayol considerava a estrutura das organizações, acreditava no planejamento e organizou a distribuição da remuneração.
    A teoria humanista dava ênfase nas pessoas, no trabalho em equipe, nas relações sociais e compatibilidade de cargos.
    Todas as teorias posteriores às primeiras, de uma forma ou de outra, beberam na fonte desta base, seja por meio da oposição ou do complemento. Portanto, as teorias colaboram entre si para a busca de reestruturações fundamentais de acordo com o tempo, razão, sociedade e política.

    Natália Cristina Guarany

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  8. Pode-se dizer que as três teorias são complementares, pois de acordo com cada época houve uma necessidade diferente.
    Taylor iniciou a teoria do trabalho subdividido e padronizado. O individuo tem conhecimento apenas de sua função, não tinha acesso ao processo completo. Era um trabalho mecanicista.
    Tendo como base na teoria criada por Taylor, Fayol rompe o conceito de subdivisão dando ênfase ao trabalho estruturado. Para ele a estruturação é uma maneira de alcançar a eficiência e é necessário o processo de planejar, dirigir e controlar.
    Partindo das teorias de Taylor e Fayol, surgiu a teoria humanística, que passou a preocupar-se com o individuo e corrigir essa tendência de desumanização do trabalho que era muito comum nas teorias anteriores. O ser humano deixa de ser visto como máquina e passa a ser valorizado pelo seu trabalho.
    Cada teoria teve uma importante contribuição para a inovação mercadológica e contribuíram para o avanço tecnológico de cada época, refletindo no ambiente organizacional atual. Portanto, podemos afirmar que uma teoria complementa a outra.
    Gislene Cardoso Pinheiro - FMU / Pedagogia Empresarial - Turma 148

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  9. Ana paula, Renata e Natália, parabéns pelos argumentos!

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  10. Eu acredito que são complementares, Taylor foi o inicio ele arquitetou as necessidades da epóca dele para a administração a principio focava as tarefas, tendo suas convicçoes em planejamento, preparo, controle execução e exceções. Fayol, teve a chance de amadurecer essa arquitetura inserido a departamentalização, que era uma necessidade de sua época, e a teoria das relações humanas vem para fechar um ciclo de necessidades. o que se esta em questão aqui são as epocas em que cada uma das teorias foram arquitetadas, Taylor tinha uma necessidade, Fayol outra e Mayo identificou que faltava algo, que seu tempo cobrava algo da administração e com isso arquitetou a teoria das relações humanas. Acredito que hoje todas elas são bem usadas nas empresas, claro que depende de varios fatores como missão da empresa, ramo de atividade enfim. na administração moderna as teorias cientifica, estruturalista e humanista são aproveitadas.


    Talita Rocha - FMU / Pedagogia Empresarial - Turma 148

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  11. As teorias se completam. É claro que para a sua época a das relações humanas foi uma contraposição à clássica, por analisar uma vertente até então não observada de que a produtividade também dependia do bem estar do colaborador. Porém, na visão atual elas formam juntas a base para a evolução que temos no que tange às práticas administrativas, não há como desvencilhar uma da outra, Clássica e Humana, ambas são absolutamente utilizáveis e adaptáveis aos nossos dias. Arrisco-me ainda a considerá-las fator higiênico ao funcionamento de qualquer organização.
    Jaqueline Costa de Sousa - Pedagogia Empresarial - FMU

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  12. Acredito que as teorias são complementares e isso esta claramente refletido no modelo de administração atual, hoje existe uma preocupação com o fator humano, prezando pela qualidade de vida das pessoas que formam a organização. Mas por outro lado, continuamos a desenvolver e aplicar metodos para alcançar a excelencia operacional, ainda hoje nos preocupamos com tempos e movimentos, com burocracia e processos.
    Consigo enxergar uma evolução nas teorias e digo que não chegamos ao topo, existem mudanças que precisamos desenvolver e melhorias em diversas teorias,acredito ainda que nossa geração será responsável por desenvolvê-las.

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  13. De uns tempos pra cá muitas coisas mudaram em se tratando de "empresas", seja de qualquer ramo/ou atividade. Podemos dizer que as teorias são uma junção do mercado que podemos observar hoje, pois todas elas passaram por estes processos. Taylor baseava-se nas delegação de tarefas se tratando da administração científica, já a Teoria clássica baseava -se a estrutura da empresa e a hierarquização das funções, e por fim a Teoria das Relações Humanas onde obteve a necessidade da socialização das pessoas em seu ambiente de trabalho para melhor desenvolver e também agregar conhecimentos e habilidades tendo maior produtividade e aproveitamento do tempo na empresa.

    Aline Courel - Pedagogia Empresarial

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  14. Todas as teorias bebem na fonte da primeira em todas as áreas científicas e assim por vezes são oposições que propiciam o crescimento, outras vezes se completam de acordo com a necessidade atual da época. Fayol rompeu o parâmetro de divisão do trabalho que Taylor defendia e a teoria humanista preocupou-se com as pessoas, o trabalho em equipe e a colaboração.

    Natália Cristina Guarany

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  15. O processo de Taylor enfoca o chão de fabrica a época da produção (chão de fabrica). Taylor vem para dar forma e estruturação do processo com a departamentalização.
    O fechamento desse processo vem com a necessidade de ter pessoas para movimentá-los.
    ]Isso traduz num ciclo sistêmico de processos e pessoas em que a complementaridade é constatada. Se olharmos as épocas isoladamente eles podem não ser complementar mas podem ser como “mala propulsora” de um para outro; quando eu falo de Taylor para Fayol. As pessoas já se tornam complementares nos processos separadamente, tanto no de Taylor quanto no de Fayol precisamos de pessoas mas a diferença está no foco do processo.
    De Taylor para as pessoas não se tinha a preocupação do desenvolvimento delas. Já no fayol com a estruturação já começa a te ra necessidade das pessoas estarem mais enfocadas em cada área. E hoje esse processo vem como um casamento perfeito. PROCESSO + PESSOAS.


    Silmara França bezerra - Turma 148 FMU Pedagogia Empresarial

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  16. De acordo com cada época todas as teorias tiveram suas devidas colaborações e cada teoria supria uma falha da anterior e assim Fayol rompeu o conceito de subdivisão do trabalho que Taylor defendia e a teoria humanista passou a preocupar-se com as pessoas, equipes, relações sociais e conceitos de liderança.
    Todas as teorias posteriores a primeira são ramificações dos primeiros princípios gerando assim reflexões e transformações. Portanto as 3 teorias tem a sua importância e não se descartam nenhuma delas, pois uma completa a outra e essa evolução de mudanças continua até nos dias de hoje.

    Gregori Murakami Duarte
    Pedagogia Empresarial - FMU

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  17. Podemos dizer que todas as teorias são válidas e nenhuma descarta a outra pois na verdade o sucesso da evolução da administração está na ramificacao onde não foi somente um foco seguido eternamente mais sim uma constante evolução que segue até hoje.
    As teorias como comentadas em sala são alicerces fundados que sustentam e norteiam, e por isso todas tem sua grande importância.

    Fabio Chiovetto
    Pedagogia Empresarial - FMU

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  18. Apesar de serem distintas em seus valores, torna-se claro que as três teorias não podem ser reconhecidas de forma isolada e sim interligadas. E Este progresso se deu devido a necessidade de reestruturação destas, de maneira mais adequada a sua época.
    Podemos considerar que esta reestruturação é vista de forma crescente, pois se observarmos esta linha do tempo, veremos que antes as pessoas interferiam o menos possível nas organizações, e nos dias de hoje, os indivíduos tornaram-se participativos, com direito a voz. Em outras palavras, tornaram-se membros desta organização, ocasionando maiores benefícios tanto para o empregado quanto ao empregador.

    Merly Caroline Prates - FMU/Pedagogia Empresarial

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    1. Caros alunos,

      Parabéns pelas respectivas participações!
      Excelentes argumentações!

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  19. As teorias se complementam ainda que sejam notadas contradicões,um olhar sob a perspectiva atual, observa-se a continuidade e a adequacão de tais teorias às mudancas na sociedade.Elas surgiram da necessidade imediata de suprir as carências apresentadas na época em questão. A busca pela eficiência no processo com ênfase nos lucros e aumento da produtividade gera essa necessidade.
    A Teoria das Relacões Humanas e a preocupacão em corrigir o processo de mecanizacão do homem por detrás da máquina ilustra esse fato, ao possibilitar ao homem enquanto parte do processo, condicões de trabalho e um ambiente adequados para a garantia do lucro esperado com qualidade e eficiência.
    Maria Paula Ramirez.FMU-Pedagogia Empresarial

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