terça-feira, 28 de maio de 2013

Fórum de Sustentabilidade Organizacional

Pequena empresa começa a se preocupar com a sustentabilidade

As ações pela sustentabilidade, ainda em doses homeopáticas, começam a extrapolar as fronteiras das grandes empresas e ganham espaço entre os pequenos empreendedores. Motivados pela oportunidade d esse diferenciar no mercado e ganhar em vantagem competitiva, muitos estão adotando medidas que visam amenizar determinados impactos negativos à natureza  e a sociedade em si. Pesquisa do SEBRAE aponta que 46% das pequenas encaram a questão como possível fonte de ganho e outros 16% como custo. O restante não se pronunciou a respeito. Seguramente, vemos de forma isolada ações de alto valor agregado, mas insuficiente quando avaliamos o nível de importância da dimensão dentro do sistema socioeconômico.

Fonte: Folha se SP – 26/05/12
Adaptado por: Fernando Bueno
     

Tema do Fórum

“O desafio para o segmento em sair das ações isoladas voltadas para um resultado econômico de curto prazo para um planejamento global voltado para a sustentabilidade”


Argumente sobre o tema a partir do seu entendimento!


Informações:

Fórum organizado, exclusivamente, para os alunos do curso de Especialização em Engenharia do Meio Ambiente e Sustentabilidade da FMU.


Prazo para as postagens dos comentários avaliativos: 31/05 à 07/06/13
Colocar nome completo e Curso 

PRAZO ENCERRADO PARA AS POSTAGENS AVALIATIVAS
10/06/13 



10 comentários:

  1. Nome: Daniel Hashimoto Ramalho

    Curso: Especialização em Engenharia do Meio Ambiente e de Sustentabilidade

    Segundo dados levantados pela Folha de São Paulo, cada vez mais as pequenas empresas estão preocupadas com a questão socioambiental e a sustentabilidade.

    Justifica-se essa preocupação os investimentos realizados pelas grandes empresas no que tange essa questão, pois 46% delas entenderam que é necessário investir de forma contundente na sustentabilidade tanto dentro do ambiente interno quanto no ambiente externo.

    As pequenas empresas chegaram a essa conclusão, pois muitas delas compreenderam que o conceito de sustentabilidade é uma excelente fonte de retorno econômico para o futuro.

    Mas não basta isso para que esse conceito se aplique com sua máxima eficiência.

    Faz-se necessário investir no conceito de sustentabilidade dentro do próprio ambiente da empresa para que ela se reflita inicialmente lá dentro e se transfira para o ambiente externo como consequência das suas próprias ações, assim, a imagem da empresa será valorizada e ela poderá criar vantagem competitiva perante os concorrentes e se destacar dentro do mercado.

    E em se tratando de uma pequena empresa, gerar vantagem competitiva é essencial para o seu crescimento e permanência no mercado, o que demonstra o quão é importante a aplicação desse conceito.

    Por fim, para que as pequenas empresas possam crescer no mercado de forma cíclica e permanente, é necessário que elas invistam no conceito de sustentabilidade nos seus processos inicialmente para que possam se desenvolver em todos os sentidos e posteriormente, quando tiverem uma posição de destaque no mercado, criar novas demandas perante os clientes para fidelizá-los e, em consequência disso, continuar crescendo ao longo dos anos.

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  2. Nome: Mozart Frutuoso Machado Junior
    Curso: Engenharia do Meio Ambiente e Sustentabilidade

    Pequenas empresas devem se preocupar com a sustentabilidade, pois o processo agrega valor de mercado, provocam uma boa imagem aos seus clientes e contribui com a preservação do meio ambiente. A empresa então permite assegurar uma melhor qualidade de vida hoje, sem comprometer a qualidade de vida das futuras gerações. É necessário que a mesma implemente melhorias contínuas em seu desempenho econômico, social e ambiental. Exemplo: Um Hotel que aproveita a água de chuva nos vasos sanitários; na irrigação dos jardins; na limpeza de suas dependências. É sempre bem vista pelos clientes, de forma fiel e positiva.

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  3. NOME: Bruno Esposito Lopes
    CURSO: Engenharia do meio ambiente e sustentabilidade

    Esse aumento continuo do interesse por parte das empresas em adotar medidas sustentáveis se da devido a conscientização da necessidade de atender a demanda do mercado sustentável, partindo do ambiente interno até refletir no ambiente externo. Partindo deste princípio, as pequenas empresas visualizaram uma grande chance de alavancarem seus lucros e sua imagem entre suas concorrentes através de uma nova postura ambientalmente correta. O problema é que esse modo de pensar faz com que suas possibilidades fiquem restritas, limitando ainda assim o crescimento empresarial.
    O que realmente surtiria efeito seria o enraizamento dos princípios dentro da empresa para que posteriormente esses efeitos internos possam refletir no meio externo, criando uma imagem realmente sustentável, gerando uma poderosa vantagem competitiva como o celo verde, padrões de qualidade voltados diretamente a questão de não poluir entre suas concorrentes e maiores lucros ao longo da escala produtiva. Todos esses fatores serão de suma importância para definir se a empresa conseguirá se manter-se ativa e forte no mercado competitivo.
    O marketing verde é uma ferramenta poderosa neste segmento, pois sendo bem feito ele trará inúmeras vantagens econômicas, políticas e sociais perante a sociedade, ou seja, uma empresa sustentável tem o apoio da sociedade, tendo automaticamente o aceite de seus produtos, empresas diretamente ligadas ao seu segmento terão preferência em fazer futuras parcerias e fidelizar seus serviços além de estar dentro das normas ambientais propostas pelo governo. Esses três fatores promoveram o crescimento continuo da empresa aumentando cada vez mais no decorrer do tempo

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  4. Nome: João Luiz Roisin Solha
    Curso: Engenharia do Meio Ambiente e Sustentabilidade

    De forma geral, pequenas empresas sempre tiveram aquela mentalidade de “sobreviver” no mercado, e isto é uma visão muito desambiciosa por parte de seus gestores responsáveis. Muitas vezes eles são levados pela crença de que investimentos em sustentabilidade são custos para a empresa e que, se é que existe a possibilidade de que estes gerem retorno financeiro, ela funciona apenas para grandes corporações, que apresentam alta tecnologia e poder aquisitivo para bancar ações sustentáveis.
    O desafio atual é a mudança de percepção e cultura dos administradores das pequenas empresas, é mostrar com exemplos que atualmente a tecnologia é muito mais avançada do que no passado e, o mais importante, muito mais acessível. O uso da tecnologia deve funcionar como uma ferramenta para que o gestor consiga buscar a melhoria contínua na qualidade do seu produto, atingindo sempre práticas inovadoras e ao mesmo tempo, garantindo a sustentabilidade de suas ações. É necessário que a mentalidade do gestor destas pequenas empresas ultrapasse o seu campo de visão atual, de modo que ele precisa, é claro, ter metas e objetivos que possam ser alcançados a curto prazo, mas também precisa incorporar o planejamento a longo prazo na sua empresa, e a importância de uma equipe capacitada para tal neste processo é fundamental.
    A marca da empresa, a confiança do cliente e a vantagem competitiva em relação a seus concorrentes são aspectos que necessitam de um certo tempo para se consolidar. Para atingir estes padrões, tem se percebido que ações de responsabilidade social e sustentabilidade associadas ao marketing e inovação do produto se mostram como poderosos instrumentos cada vez mais fortes no desenvolvimento de uma pequena empresa e em sua solidificação no mercado. A pesquisa do SEBRAE evidencia claramente que estão ocorrendo avanços em relação a esta mudança de mentalidade, e que a tendência, mesmo que de forma lenta, é de que a sustentabilidade seja incorporada cada vez mais no ambiente das empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas.

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  5. Nome: Rodrigo Menon Gomes
    Curso: Engenharia do Meio Ambiente e Sustentabilidade

    Hoje em dia muito se fala em sustentabilidade, mas ao meu ponto de vista, e baseado nas experiências diárias em contato com pequenos e médios empreendedores, o que vejo é um alto grau de desconhecimento.
    Muitos já ouviram falar, mas não são pró-ativos a ponto de buscar idéias que eliminam o desperdício, ou que garantem a qualidade do trabalhador. Isto ocorre, na grande maioria dos casos, por força da lei, quando o empreendedor se vê obrigado a cumprir uma legislação para não ser penalizado.
    Tanto é que a grande dificuldade em se implantar um sistema de gestão ambiental ou em saúde e segurança do trabalho, é convencer o empreendedor de que a sua empresa pode e deve melhorar, seja na questão ambiental, ou nas condições do trabalhador.
    Sendo assim, creio que a mudança deva ocorrer na mentalidade coletiva, que engatinha em relação às questões ambientais e sociais dentro do ambiente empresarial.
    Neste momento, surgem grandes aliados, como o SEBRAE e a FIESP que devem promover campanhas de incentivo a estas ações, para que se tornem práticas normais e assim, não tenhamos apenas ações isoladas.

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  6. Muito se comenta nos últimos anos sobre a problemática ambiental e o conceito de sustentabilidade, e embora haja muita informação controversa e conceitos equivocados, todos têm consciência de que existe um problema e que algo precisa ser feito.
    Muitas empresas já investem em tecnologias que propiciam o desenvolvimento sustentável e as boas práticas de governança, inclusive empresas de pequeno porte, no entanto, por tratar-se de um conceito relativamente novo, não faz parte da cultura das pessoas e, portanto, não tem suas diretrizes definidas, o que leva a atitudes isoladas e não à sustentabilidade.Falta o conhecimento de que a sustentabilidade não é resultado de uma ação isolada. Faz-se necessário um trabalho educacional que objetive a formação dos empreendedores para que entendam o conceito de sustentabilidade organizacional, consigam projetar os resultados a longo prazo e possam fazer um planejamento exequível.

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  7. A crescente adoção das práticas de sustentabilidade nas pequenas empresas pode estar vinculada ao novo perfil do empreendedor, que em contraste com a gestão tradicional das últimas décadas, busca construir um plano de desenvolvimento baseado nos pilares econômico, social e ambiental para direcionar suas operações.
    O grande desafio em incorporar esta receita moderna em gestões de perfil mais tradicional está na quebra de paradigmas, na revisão e adequação de todo negócio (seja industrial ou serviço) e no investimento em novas tecnologias e ideias que adicionem agilidade e redução de desperdícios, resultando em economia futura.
    O que difere uma grande empresa de uma pequena é apenas o seu raio de abrangência (volume de produção, número de consumidores, quantidade de produtos, representatividade no mercado, etc). Todas elas, independente do seu porte, são agentes transformadores da sociedade e precisam se responsabilizar localmente.
    A pesquisa da Folha aponta uma tendência crescente entre pequenas empresas, mas também pode ser vista como uma oportunidade para a revisão dos conceitos em empresas de qualquer dimensão.

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  8. Curso: Eng. do Meio Ambiente e Sustentabilidade
    Sustentabilidade tornou-se tema recorrente e de certa forma "moda". Assim como qualidade, saúde e segurança tiveram suas épocas dentro deste contexto, hoje temos a propaganda da sustentabilidade avançando significativamente e até de forma exploratória (mas este é um tema para um outro post...). O grande ponto para partida em algo integrado e de mínimo nível de gestão passa por vários agentes e esferas. Cabe ao governo na esfera pública legislar e incentivar a prática nas empresas e das empresas. Cabe a empresa na esfera privada, internamente, colaborar para a disseminação da cultura e obviamente cumprir aquilo que é legislado. A associação de legislação governamental e disseminação cultural privada no entanto não é suficiente para provocar um processo duradouro e efetivo que leve na direção da alteração do soluções isoladas para algo mais sistêmico. Sem dúvida para fechar este ciclo, um amplo programa voltado a sustentabilidade deveria ser incluído nos bancos escolares, num trabalho de longo prazo para as próximas gerações. Neste contexto sim, pode haver uma alteração de longo prazo.

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  9. A pesquisa da Folha demonstra uma tendência de comportamento de um novo perfil do empreendedor, onde os pilares econômico, ambiental e social são as bases do seu planjemento para a tomada de decisões.
    Independente do seu porte, produção, tipo de produto / serviço, todo emprrendimento impacta localmente e deve se responsabilizar e se conscientizar do seu papel de agente transformador na sociedade.
    Um pequeno negócio sustentável e competitivo é aquele que também investe em tecnologia, em desenvolver projetos de produção mais limpa, projetos sociais que envolvam a comunidade local e principalmente em disseminar educação ambiental entre seus pares (funcionários, fornecedores, etc).
    Em empresas de gestão mais tradicional, a aplicação de todo esse conceito esbarra na quebra de paradigmas, onde o tema sustentabilidade ainda é visto não como investimento e vantagem competitiva, mas apenas como despesa.
    A pesquisa mostra uma tendência crescente de mudança de visão empresarial e que possivelmente a longo prazo influenciará tanto pequenas como grandes empresas. Sustentabilidade não é apenas um movimento isolado, mas uma mudança de comportamento que deve acontecer dentro e fora de todo empreendimento, independente do seu porte. É uma tendência de mercado, mas também uma oportunidade de crescimento, diferenciação e fortalecimento de marca.

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  10. Fomos educados para o conforto e comodidade, se a alguns anos atrás tratavam negros como animais, quanto tempo levaremos para entender que a árvore é um ser vivo?

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