terça-feira, 8 de março de 2016

Economia de Empresas para MBA´s

Caros alunos e demais interessados 

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Prof. Fernando Bueno, Msc


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http://pt.slideshare.net/FernandoBuenoProfFer/economia-de-empresas-para-mbas

Um comentário:

  1. Fórum Virtual: Internacionalização de Empresas
    Para o devido entendimento do relevante assunto é necessário, expor o conceito de internacionalização. Segue abaixo:
    “A Internacionalização é um conceito com aplicação em várias áreas. A internacionalização se refere as trocas econômicas, políticas, culturais entre nações, e as relações que daí resultam, pacíficas ou conflituosas, de complementaridade ou de concorrência. Harris e Wheeler (2005) define a internacionalização como um processo no qual a empresa comercializa os seus produtos ou serviços fora do seu mercado local ou de origem, focando assim o seu envolvimento também em mercados externos.” (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Internacionaliza%C3%A7%C3%A3o).
    Ante o exposto é importante salientar que grande parte das Micro e pequenas empresas brasileiras inovam pouco, talvez pelo fraco conhecimento dos seus gestores acerca desse importante tema. Nota-se que parte desse despreparo do empresariado brasileiro é por conta do desconhecimento da legislação fiscal referente à inovação.
    Lamentavelmente, talvez por uma questão cultural, o processo de inovação não esta presente no DNA das empresas brasileiras. Em outros países, principalmente Estados Unidos e Japão, as empresas são idealizadas e constituídas através de importantes parcerias com Universidades e Centros de pesquisas dos mais variados ramos. No Brasil esses convênios são ainda muito tímidos em relação aos países desenvolvidos, e resume-se basicamente a órgãos como, por exemplo, o SEBRAE.
    O processo de internacionalização das empresas brasileiras é recente (década de 90), entretanto, a partir dos anos 2000, percebe-se um crescimento considerável aliado á estabilidade econômica brasileira, que deu mais segurança entre os investidores da iniciativa privada, onde foi possível viabilizar projetos audaciosos de várias empresas.
    É imperioso salientar que as políticas públicas devem exercer um papel fundamental para a internacionalização das empresas brasileiras. A política externa deve ter um papel estratégico nesse contexto de suma importância, colocando a política econômica brasileira em pé de igualdade entre os países do Mercosul, Europa, Ásia, Estados Unidos etc.
    Por tanto o processo de internacionalização das empresas do Brasil é recente e iniciou-se pela própria vontade das mesmas, pois não existe uma ação robusta do Estado brasileiro em incentivar essa questão. Hoje em dia o que se vê no Brasil é uma grande crise política que influencia a crise econômica, acarretando uma falta de credibilidade no Governo Federal, além de proporcionar uma baixa expectativa acerca das empresas nacionais.
    Destarte, para as empresas adentrarem nesse contexto de internacionalização é importante ficar de olho principalmente na máxima que diz: “pensar globalmente e agir localmente”, ou seja, o gestor deve ficar atento aos cenários externos, a concorrência como também aprimorar seus conhecimentos acerca do ambiente interno (legislação, cultura local etc).

    Atenciosamente,

    Antonio Ferreira Junior
    Aluno MBA em Administração e Gestão de Negócios – Turma B.


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