sexta-feira, 15 de abril de 2016

Fórum Virtual:A Crise Econômica e o Marketing Nacional



A Crise e o Marketing

Texto adaptado de Claudia Gasparini

Índices de confiança alimentam o cenário mercadológico de uma nação. A economia de um país pode ir mal, mas, quando começa a ser alvo de desânimo por parte de consumidores e empresários, é hora de se preocupar de verdade. O descrédito com o cenário econômico do Brasil que se iniciou em 2013 já é uma realidade. O sentimento de confiança na economia do país chegou este ano a níveis tão baixos,  comparável ao registrado na época da crise mundial de 2008 e 2009.
O sentimento de desânimo vem a bordo de uma onda de índices econômicos preocupantes, como alta do dólar, desvalorização do real, inflação e projeções frustrantes para o PIB  e assim por diante. O mais grave é que existe uma lógica de retroalimentação nesse mecanismo: quanto mais se acredita que a situação está ruim, pior ela fica.Por isso, confiança é tudo. Num cenário em que ela falseia, certos investimentos naturalmente tendem a se retrair.

O texto é a premissa para uma análise mais abrangente quanto o papel das empresas e, sobretudo, do marketing diante de um cenário econômico preocupante. É fato que diante de crises, a produção não pode parar, o ditado que diz: "É na crise que identificamos oportunidades" é mais do que verdadeiro. Tudo depende de sua postura, como gestor de marketing. Portanto fica a questão a ser debatida no Fórum:

Tema do Fórum Virtual

"Como a crise poderá afetar as ações de marketing e quais as alternativas e vertentes que o gestor moderno utilizará em sua plataforma estratégica" 



Elaborar um texto argumentativo (seja objetivo)

Período das postagens: 16 a 20/05/2016 (Alunos do MBA em Marketing da Unifacs)

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14 comentários:

  1. http://mestrefernandobueno.blogspot.com http://mestrefernandobueno.blogspot.com/2016/03/forum-virtual-internacionalizacao-de.html#ixzz48x04XOGb
    Under Creative Commons License: Attribution

    Caros alunos e demais interessados,
    Parabéns pela participação. Procure argumentar objetivamente com base fundamentada nas teorias, no conteúdo de aula e usando percepção acerca do assunto.

    Bom trabalho!

    Prof. Fernando Bueno

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  2. Um cenário de incertezas econômicas proporciona um ambiente de falta de confiança que, impulsionado pelos fatores midiáticos, se retroalimentam e ocasionam uma forma de depressão social. Diante de índices econômicos que oscilam de maneira muito menos previsível, o comportamento dos consumidores e, consequentemente, das empresas passa a ser de retração nas despesas e investimentos.
    Desta forma, o gestor de Marketing, enquanto principal analista do mercado no qual a empresa está inserido, sofre uma pressão maior pela cautela e otimização na utilização de recursos.
    Uma vez que se tenha menos recursos, é fundamental que as ações e investimentos de Marketing sejam de extrema efetividade, pois devido a redução de custos tais investimentos devem ser direcionados aos pontos fortes do negócio e as novas oportunidades que podem surgir no cenário. Consequentemente, torna-se necessário um maior enfoque na parte de análise e planejamento que antecedem e direcionam essas escolhas.

    Carlos Alberto Torres
    Gustavo Ribeiro
    Jéssica Leal

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  3. Diferentemente de como as empresas reacionam diante de um contexto de crise, o investimento em marketing não deve ser subtraído nas demonstrações das organizações, pois as estratégias provenientes dos valores destinados à marketing é que vão aumentar a visibilidade da marca no mundo dos negócios e podem inclusive alavancar os resultados de determinada empresa.
    Geralmente, os valores destinados a marketing sano provenientes do resultado de venda do exercício anterior e, ainda que não haja uma grande soma disponível, se bem direcionado e planejado, pode mudar o contexto de rendimento de qualquer empresa.
    As estrategias de marketing agregam valor a marca e quanto mais os serviços são diferenciados e com padrão elevado de qualidade, as marcas se tornam referencia imediata de produto ou serviço. Um exemplo disso é o prêmio Top Of Mind.
    Em contexto de crise, a principal prioridade das empresas não esta atrelado diretamente ao preço do seu produto ou serviço, mas em reduzir os seus custos de processo.
    O cruzamento de marcas com interesse em comum, ou parcerias entre empresas é uma estratégia muito eficiente para que os custos de ações de marketing sejam rateados e ambas as marcas ganham com a formação desse crossbranding. Essa parceria estratégica multiplica as oportunidades, geram novos negócios e produtos, promovem a troca de ativos, amplifica o alcance de conteúdos e principalmente, ameniza o investimento (individual) de um projeto . Um case de sucesso, baseado nesse principio, é o Camarote Ambev ( Brhama ou Boa) no Rio de Janeiro. O camarote mais cobiçado da Sapucai oferece experiências como beauty center, serviço de buffet, transporte de convidados, viabilizados por parceiros como VW, Revlon, Kibon que podem aproveitar a visibilidade do evento para promoção de seus produtos e serviços, agregando valor ao projeto.
    Dessa forma, a verba direcionada às ações de marketing não precisam ser cortadas, mas re-dimensionadas para cada parceiros gerando maior visibilidade e incorporando múltiplos benefícios através de experiências.

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  4. Observação:
    Postagem por Didia Humbert realizada pelo grupo: Barbara Cardoso, Liliane Moreira, Rute Silva e Didia Humbert.

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  5. Alternativas para a ações de marketing são ainda mais necessárias em época de crise. Num cenário econômico instável é perceptível a retração do mercado devido a diminuição do consumo. Essa alteração no fluxo de produção resulta no decréscimo de demanda por parte dos clientes.

    Com uma nova dinâmica assumida pelo mercado o setor de Marketing enfrenta o desafio de equilibrar a equação que tem como fatores a diminuição de verba e a necessidade de, no mínimo, manter a regularidade do consumo.

    Para tanto faz-se necessário alterar o plano de marketing adequando-o a esse novo padrão, enxugando o processo produtivo. Assim, as antigas perspectivas e modelos de ação dão lugar as medidas cautelosas e investimentos em novas oportunidades. Nesse sentido as mídias sociais tornam-se uma das ferramentas mais requisitadas. A atratividade desse segmento se solidifica pelo grande alcance associado ao baixo custo de criação/manutenção.

    Em complemento a essa reestruturação, o investimento em marketing direto tem se tornado um dos alicerces estratégicos, uma vez que manter os "já cientes" é tão importante quando atrair novos. Assim, ferramentas como E-mail Marketing, pesquisa de Mercado, Mídias Sociais e demais canais de comunicação serão de grande relevância para o resultado final.

    Além das medidas já destacadas, é possível ainda investir em ações promocionais com foco na liquidez do estoque, como a composição de mix de vendas, descontos e flexibilidade nas formas de pagamento.

    A efetividade das estratégias de marketing está diretamente ligada a análise do setor de atuação da Empresa. Uma ou mais estratégias podem ser necessárias para a empresa conseguir passar pela crise sem ter grandes impactos na produção, marketing share e lucratividade.

    Equipe: Alan Hamilton, Alexandre Rodrigues e Glenda Lima.

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  6. O cenário de crise econômica afeta diretamente as ações de marketing das companhias. Diante desta realidade os gestores tem o desafio de fazer com que o consumidor entenda que aquele produto tem um diferencial que faz com que ele seja essencial ou a melhor alternativa no segmento. No caso dos produtos que não possuem um diferencial relevante, talvez o reforço do nome da marca seja uma medida emergencial.

    Nesse momento o marketing deve ser visto como um investimento, como um setor estratégico, que tem a capacidade de atrair o interesse e reter o público alvo.

    É notório que os recursos financeiros para investimento no setor estão sendo reduzidos, e por isso, nesse momento é necessário criatividade para tira o máximo de proveito de todas as ferramentas de comunicação, porém mesmo com pouco capital, o setor continua aquecido com ações a curto prazo.

    A estratégia gira em torno de agregar valor à marca/serviço/produto, despertando interesse do consumidor.

    Ana Vitória Barreto
    Artur Queiroz
    Karina Araújo
    Nátali Reis

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  7. Com a crise mercadológica as empresas devem investir mais em comunicação e assim não deixar de fazer com que sua marca/nome fiquem na cabeça do consumidor. As empresas devem enxergar na crise uma oportunidade de crescimento e assim continuar os investimentos em comunicação.
    Mas para que isso aconteça deve ser feita uma readequação do seu planejamento de marketing, investindo no marketing de relacionamento dando uma atenção maior aos seus clientes fiéis, que estão na sua base de dados, não deixando de lado o investimento em conquistar e fidelizar novos clientes.
    Os gestores modernos deve reformular o uso dos 4ps do marketing com uma atenção maior a 3ps que são produto,promoção e preço, não significando dizer que o P de praça seja menos importante que os outros.

    Alunos: Diego Moraes, Maiane Gabriele e Valmir Ferreira

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  8. Na crise é preciso inovar, pois não se pode contar mais com estabilidade. A internet e as mídias sociais entram como uma solução ao problema citado, pois os custos da mídia on-line são relativamente menos onerosas, as mesmas são imediatas e com um alcance razoável, o que facilita a relação custo X benefício. Por exemplo: o uso do instagram e de personalidades do youtube para divulgação do produto atrai o olhar do público, com um custo menor que uma campanha elaborada.
    As empresas tendem a investir em estratégias de curto prazo por conta do rápido retorno, ao contrário de ações de longos prazos que normalmente exigem mais elaboração e despesas. Nesse período mais delicado do comércio é mais importante fortalecer a marca, a fidelidade do cliente, ou seja, valores intangíveis que trazem retornos reais para a empresa, sendo assim, é necessário investir mais em comunicação visual, marketing social e de sustentabilidade da marca que geram uma despesa menor, um risco menor e maior retorno.

    [Ada Queiroz, Flávia Motta, Janaíra Barreiros, Rebeca Lemos]

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  9. O que fazer diante de uma crise anunciada? O primeiro conselho é não se preocupar demasiadamente. A pré-ocupação pode significar uma ponte para o fracasso. Há um ditado que diz: o pessimista reclama do vento, o otimista espera que ele mude, o realista ajusta a vela.
    Seguindo esta linha de raciocínio, em uma crise anunciada é preciso ser realista. Botar o pessimismo para longe, não ser otimista a ponto de se iludir e trabalhar (levantar as velas). Neste contexto, trabalhar significa “criar oportunidades”, desenvolver estratégias para alavancar o negócio. Para tanto, precisamos do marketing. Um plano de marketing pode ser desenvolvido através de ações para o produto, o preço, a praça e a promoção.
    No que se diz respeito ao produto, temos como exemplo o caso de uma indústria de creme dental com a necessidade de aumentar o seu lucro, inviabilizada de aumentar o preço do produto ou diminuir volume do recipiente. A solução encontrada foi aumentar alguns milímetros na saída do tubo, fazendo com que os usuários do produto, aumentassem seu consumo, sem essa percepção.
    Na questão do preço, quando não há condições de apresentar um valor mais acessível, há a necessidade de convencer o cliente quanto a boa relação custo x benefício. Dessa forma, apresenta-se a campanha publicitária, para ressaltar a qualidade e diferencial do produto ou serviço.
    Quando se trata da praça, observamos uma considerável falta de conhecimento quanto aos mecanismos de incentivos fiscais que podem ser captados através de parcerias ou patrocínios. A exemplo disto, podemos citar empresas que trabalham marketing cultural, através de financiamentos de projetos culturais com o intuito de fomentar o desenvolvimento de uma comunidade e em contrapartida ter isenção de impostos e reconhecimento de imagem/marca.

    Componentes:
    Carolina Queiroz
    Nyere Santos
    Marcos Roberto Martins

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  10. "Como a crise poderá afetar as ações de marketing e quais as alternativas e vertentes que o gestor moderno utilizará em sua plataforma estratégica"

    É preciso que as empresas tenham noção e se adequem ao período de crise em que está passando. Por isso, entender a mudança em padrões de consumo e ajustar suas estratégias a nova oportunidades são indispensáveis para saber administrar o momento econômico. As ações de marketing são afetadas de acordo com a mudança comportamental do consumidor, que avaliam seus consumos pela prioridade. Saber usar o marketing na empresa durante a crise é essencial para a estabilidade da mesma no mercado. Planejar as ações e mensurar os resultados obtidos, são estratégias que podem agregar os resultados a longo prazo.
    As empresas podem utilizar de soluções comuns para empreender na crise, como por exemplo:
    1. Fortalecer as parcerias
    Contatar parceiros inativos, negociar melhores preços e pedir por soluções práticas, criativas e econômicas que possam suprir as necessidades da empresa.
    2. Criar novos formatos de produtos atuais
    Investir esforços nos produtos que já dão certo. Criar estratégias de vendas casas, promoções e incentivo ao consumo
    3. Redirecionar investimentos em Marketing
    Mudar as ações de marketing por outras que tenham maior alcance e menos custo, como as digitais por exemplo
    4. Procurar novos mercados
    Realize pesquisas de mercado para saber onde a crise está menos intensa e como investir. Meça interesses através de pesquisas em estatísticas diárias de consumo.
    5. Se desfazer de produtos que não funcionam mais
    Apostar nos melhores produtos e livre-se dos que possuem pouca margem para reduzir custos. Aproxime-se das vendas e do marketing. Entenda o cenário de crise e para qual caminho as coisas estão indo.

    Cindy Calheira, Yuri Girardi, Lorenlai Caribé, Welson Costa

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  11. “Como a crise poderá afetar as ações de marketing e quais as alternativas e vertentes que o gestor moderno utilizará em sua plataforma estratégica”

    É notável que o país está passando por uma grave crise econômica. As previsões negativas do mercado financeiro está desacelerando os investimentos em todos os setores, gerando baixas expectativas no mercado consumidor.

    Independente do porte e setor empresa, a crise econômica afeta a todas as organizações e faz com que elas tenham que se adaptar a um novo cenário. Para amenizar os impactos que a crise causa nas empresas, é necessário que as mesmas estejam em constante processo de análise do mercado e de adaptação para não encontrar dificuldades em meio à crise. Um bom gestor consegue analisar qual é a real situação, avaliar as alternativas, ser estratégico e colocar em prática ideias que possam contribuir para superação da crise.

    A maioria das empresas, dentro do cenário de crise atual, optam por cortar gastos com divulgações, ações de marketing e conquista de novos clientes, porém tal ação além de representar um grave erro, traz a impossibilidade de fortalecimento da empresa em uma fase ruim de mercado e até mesmo tornar-se um grande diferencial perante a concorrência.

    Nesse contexto, entendemos que o gestor de marketing deve atuar estrategicamente seguindo os seguintes fatores:

    - Definir um orçamento alinhado ao plano estratégico da organização, buscando o retorno nas vendas de acordo com o plano orçamentário;

    - Buscar mais assertividade nas ações de marketing;

    - Gerenciamento dos gastos com marketing , utilizando a criatividade para otimizar os investimentos, com menores custos tais como o marketing digital;

    - Aumentar rentabilidade do negócio;

    - Criar campanhas de incentivos;

    - Ajuste de portfolio para atender atual demanda do mercado;

    - Intensificar inserções nas mídias digitais;

    - Ter conhecimento do faturamento e metas e quais serão seus maiores desafios no período da crise;

    - Gestão de relacionamento com cliente (CRM – Customer Relationship Management) que resume-se na identificação, desenvolvimento e retenção de clientes lucrativos.
    - Captar lacunas de mercado para aumento da participação de Market Share através de pesquisas e dados como IPC (índice de potencial de consumo).

    Alunos:

    Gabriela dos Santos Mendes
    Giuliano Neves Rivera
    Márcio José Silva de Jesus

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  12. A crise política e econômica afeta diretamente na redução de custos sem perda de eficiência, contando com a criatividade na busca de oportunidades de diferenciação diante do que o mercado apresenta.
    O arrocho nas finanças expõe uma necessidade de interferência no micro ambiente, visando otimizar a produção e diminuir perdas que muitas vezes revelam oportunidades na redução de falhas (gastos invisíveis).
    Para a diminuição dos impactos como a redução da oferta/procura, produção, mão de obra, desemprego, diminuição da fidelização, menos modismos e espaço para a concorrência, é necessário amplo conhecimento do mercado, informação de concorrentes, criar parcerias com fornecedores e rever estratégias e ações de marketing.
    Como alternativa, é preciso criar modismo e tendências mais populares que demandem materiais e mão de obra mais baratas, utilização estratégica de mídias sociais e criação ou agregação de aplicativos como ferramentas de descontos visando aumentar as vendas.
    O país passa por um momento difícil, e por isso o profissional de marketing tem o objetivo de criar alternativas. O momento é de estimular a confiança do consumidor e oferecer a ele a possibilidade de participar nas decisões da empresa, mostrando o quão importante é a opinião dele, trabalhando o relacionamento.
    A solução para qualquer crise aparece simplesmente retirando o “S”.

    Cassio Moreno
    Laís Oliveira
    Mara Barros
    Nathália Queiroz

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  13. Equipe: Alessandra Ferraz, Anésia Pereira, Juliana Santos e Natália Miranda.


    Em tempos de crise, as empresas precisam usar de toda criatividade, reinventando suas ações e fazendo adaptações a nova realidade econômica. É necessário entender o novo perfil do cliente, que não deixa de consumir, mas busca alternativas em produtos similares e de menor custo. Uma boa estratégia seria a redução do mix de produto, oferecendo novas alternativas com melhor custo benefício. Outra tática seria redistribuir a verba destinada ao marketing, criando estratégias de endomarketing que buscam motivar o consumidor primário (colaboradores, fornecedores) melhorando dessa forma o clima organizacional.
    Investir de forma prolongada em ações de live marketing e marketing digital é outra maneira de reduzir custos de investimento, mantendo assim uma relação mais direta e interativa com o público alvo. Dessa forma, a lembrança da marca se torna presente e fortalecida na mente do consumidor influenciando diretamente na decisão de compra.

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  14. Diante de um cenário incerto, publicizado pelas mídias de massa nos horários nobres desde 2013, o Brasil se encontra no meio de uma maré de incertezas e insegurança, na qual os altos índices de desemprego, a alta do dólar e os altos preços dos produtos de primeira necessidade refletem na economia como um todo de modo negativo, gerando uma retração do mercado e um clima de tensão no país.
    Além da diminuição do poder de compra, o consumidor está cada vez menos fiel às marcas. Através do advento da internet, ele encontra na ponta dos dedos a possibilidade de buscar produtos que atendam ao tripé menor preço, melhor qualidade e o máximo possível de valor agregado. Esse comportamento, que se acentua a cada dia, coloca o empresariado na berlinda: ou ele agarra as oportunidades que são criadas a partir desse cenário ou ele se mantém na zona de segurança, diminuindo seus custos fixos e fazendo o possível para aumentar sua margem de lucro.
    Esse clima de tensão gera no mercado uma insegurança, que pode ser crucial para enxergar quais decisões devem ser tomadas. É possível encontrar na crise uma oportunidade de crescer, fazer diferente com relação à concorrência e se posicionar na mente do público-alvo. Nesse sentido o profissional de marketing pode ajudar a ter uma “visão além do alcance”, auxiliando o empresário a compreender o seu negócio através de ferramentas como o planejamento estratégico, pesquisa de mercado, diminuição da capacidade ociosa e o desenvolvimento das melhores estratégias de marketing para comunicar diretamente com o cliente, gerando uma relação afetiva e insubstituível entre eles. Todas as ações propostas devem ser mensuradas através de métricas que possam ser claramente avaliadas e o andamento deve usar esses indicadores como referência para avaliar a eficiência do planejamento executado e a mudança de rumo quando for preciso.
    Ações de marketing direto, avaliação do mix de produtos e conhecer seu micro ambiente profundamente são pontos de partida para um negócio superar os entraves da crise. É possível encontrar bons exemplos de empreendimentos que estão aproveitando as oportunidades em diversos setores econômicos. Um exemplo disso é a atividade turística, na qual os destinos que se posicionaram melhor e agregaram valor a oferta são os que conseguiram aumentar o fluxo de pessoas, mesmo nesse momento de retração da economia.


    Turma 16A - Carina Gomes, Itana Gomes, Maíra Cruz, Marcela Saad, Mariana Lima.

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