sábado, 30 de julho de 2016

Fórum virtual: Tendências Econômicas

Tendências da Economia Global

Texto: Prof. Fernando Bueno,Msc

Caros alunos e demais interessados, essa é uma pergunta desafiadora e que, certamente, poderá a partir dos apontamentos, produzir mudanças relevantes em investimentos, produção, emprego, renda e etc para toda a sociedade que ainda está em regime de incertezas econômicas devido ao atual estágio de nosso cenário. É fato que em 2016 carrega-se as questões políticas (e consequentemente econômicas) que puxaram o nosso grau de investimento para baixo, as pressões inflacionárias, o dólar e juros altos, níveis crescentes de desemprego, produção industrial em queda e etc, denotando a tal crise apontada em nosso contexto brasileiro. Associado a isso, temos ainda a crise na zona do EURO e retração (ou estagnação) de algumas das principais economias do bloco e a desaceleração da economia chinesa (continua crescendo mas em ritmo mais moderado) o que, em função da interfaces globais que permeiam e influenciam o sistema, nos leva a imaginar uma obrigatória e talvez  dolorosa (mas importante para a evolução do sistema social e econômico) mudança nos paradigmas capitalistas e comportamentais que alimentam os sistemas econômico, social, político, cultural, tecnológico....em âmbito local/global.
Já vimos que a falta de confiança num sistema, alimenta e subsidia elementos formadores de CRISES, entretanto, são as crises que subsidiam as mudanças necessárias do sistema, por meio da readaptação aos novos cenários que possam se apresentar. As novas oportunidades devido as mudanças de consumo, atitudes e comportamentos do sistema econômico (consumidor e produção) começam a aparecer para aqueles que tem visão de mercado e enxergam as tendências mercadológicas. 

Pense nisso e argumente sobre tais tendências a partir do seu entendimento do tema!       
     

Tema Fórum:

"As tendências de mercado como norteadoras de novas oportunidades de negócios!"  





Atividade desenvolvida para o curso de MBA em Administração para gestão e negócios da UNIFACs.

Período das postagens: 22 a 26/08/2016


10 comentários:

  1. Professor Fernando,
    Parabenizo a descrição da situação atual, que não leva apenas em conta o Brasil mas toda a comunidade global que causa impacto. Concordo plenamente com sua interpretação de que as crises subsidiam as mudanças necessárias.

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  3. Anderson Gonçalves
    João Carlos Teixeira
    Gil Braga

    O Brasil vive uma crise de confiança em virtude de decisões equivocadas de antigos governos, promovendo um aumento dos juros e da inflação e investindo pouco no desenvolvimento do país. Isso gerou uma instabilidade política, onde não existe uma liderança fechada, o que provoca uma desconfiança internacional da capacidade do Brasil de superar as suas dificuldades e discordâncias.
    Com este cenário, o mercado brasileiro sofreu uma queda no índice de empregabilidade e os brasileiros tiveram que se reinventar e fazer diferente. As empresas necessitaram fazer “mais com menos”, ou seja, ser mais eficientes e produtivas, gastando e investindo menos, por muitas vezes expandindo a sua área de atuação, quer seja para lançamentos de produtos ou para atingir novos nichos de mercado. Em contra partida, a classe desempregada teve que utilizar a criatividade para sobreviver. Com isso o número de negócios no mercado informal aumentou o que gera competitividade e oportunidades de melhorias nos serviços prestados a população, tais como Uber.
    De acordo com este cenário, podemos concluir que a crise é o fim de um ciclo e o começo de outro, que proporciona uma mudança e inovação, trazendo oportunidades e visões diferentes do mesmo.

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  4. Através da crise, o novo cenário da política e economia brasileira revelou a necessidade de mudança dos paradigmas, permitindo novas formas de pensar e agir. Em meio a este cenário de crise as pessoas tendem a assumir dois tipos perfis: conservador e arrojados. Os conservadores tendem reagir conforme uma boa projeção dos cenários futuros. Os arrojados, por sua vez, tendem até a gostar de crises pois são nelas que este enxergam as oportunidades.

    Conforme exposto este cenário com novos paradigmas trazidos pela crise ajudou a emergir novas tendências de mercado. Através de uma reflexão percebe-se que existe uma tendência das empresas mais resilientes permanecerem no mercado cujo inovação tecnológica, qualidade, criatividade, dentre outros fatores encontram-se presentes em sues DNA’s. Também percebe-se que com saída de muitas empresas no mercado, foi criado um vaco onde novas empresas emergirão trazendo novos conceitos ajustados a novas realidades. Neste caso pode-se apontar uma grande oportunidade para as “Start Ups”.

    Portanto, a crise traz a possibilidade de importantes e profundas mudanças nos conceitos, missão, visão, valor e cultura das empresas que atravessaram a crise e as novas que emergirão.


    Oscar Heleno
    Kim Freitas
    Rafael Regis
    Anderson Santos
    Diego Souza
    Mateus Novaes

    Nota:Aguarde!

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  5. Desde o início do século XXI, a população mundial passou por um processo de avanço muito intenso, principalmente no âmbito tecnológico. Atualmente, as novas tecnologias nascem a cada dia, fazendo com que os antigos negócios passem a ser facilmente substituídos por novas oportunidades. Pode-se citar como exemplo o que aconteceu com a empresa Kodak, a qual era pioneira no ramo de fotografias e filmagens, mas não conseguiu se adaptar ao modelo de tecnologia emergente, sendo substituída por smartphones que viabilizavam fotografias e filmagens de maior qualidade e de forma muito mais acessível.
    O atual cenário político e econômico brasileiro denota um quadro de muitas incertezas. A diminuição dos investimentos, as altas taxas de juros e inflação promove forte retração da indústria, com corte nos custos de sua produção e de pessoas; observamos o aumento do desemprego e diminuição do poder aquisitivo da população.
    Neste cenário é imperativo que haja readequação das empresas e das pessoas para suportar e até superar a crise e desconfiança do mercado. Assim sendo, a busca por estratégias mais assertivas e melhor planejadas são o foco dessas instituições, exigindo uma mão-de-obra mais qualificada exercendo múltiplas funções.
    Nesta conjuntura, apesar de nada propícia para investimento, outros olhares devem ser desenvolvidos no sentido da compreensão do mercado e das novas práticas consumeristas. O novo empresariado deve perceber e identificar os novos nichos de mercado, trazendo novos serviços/produtos e tecnologia.
    Mais uma tendência a ser notada em razão do quadro que vivemos é o crescimento da informalidade e de iniciativas empresariais cujas demandas exigem menores investimentos em equipamentos e pessoal, como é o caso dos Food-trucks e do Uber fruto do desemprego atual.
    Percebe-se, portanto, que as novas tendências de mercado surgem a partir da redefinição de valores, promovendo novas oportunidades de negócios, as quais sempre exigirão criatividade, inventividade e capacidade de adaptação.

    Allan Almeida
    Givonilton Côrtes
    Jean Nunes
    Marcela Carvalho
    Renata Seara
    Tiago Brito

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  6. Através da crise, o novo cenário da política e economia brasileira revelou a necessidade de mudança dos paradigmas, permitindo novas formas de pensar e agir. Em meio a este cenário de crise as pessoas tendem a assumir dois tipos de perfis: conservador e arrojados. Os conservadores tendem reagir conforme uma boa projeção dos cenários futuros. Os arrojados, por sua vez, tendem até a gostar de crises pois são nelas que este enxergam as oportunidades.

    Conforme exposto este cenário com novos paradigmas trazidos pela crise ajudou a emergir novas tendências de mercado. Através de uma reflexão percebe-se que existe uma tendência das empresas mais resilientes permanecerem no mercado cujo inovação tecnológica, qualidade, criatividade, dentre outros fatores encontram-se presentes em seus DNA’s. Também percebe-se que com saída de muitas empresas no mercado, foi criado um vácuo onde novas empresas emergirão trazendo novos conceitos ajustados a novas realidades. Neste caso pode-se apontar uma grande oportunidade para as “Start Ups”.

    Portanto, a crise traz a possibilidade de importantes e profundas mudanças nos conceitos, missão, visão, valor e cultura das empresas que atravessaram a crise e as novas que emergirão.


    Oscar Heleno
    Kim Freitas
    Rafael Regis
    Anderson Santos
    Diego Souza
    Mateus Novaes

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  7. O Brasil está em um momento econômico "delicado" com queda de investimento, aumento da inflação, aumento do dólar e juros, além, de queda no emprego e da indústria. O fato é que o mercado capitalista tem um formato cíclico (crescimento, apogeu, desaceleração, recessão, novo crescimento) e em cada estágio do ciclo os setores econômicos reagem de formas distintas. Paralelo ao cenário econômico, vivenciamos uma instabilidade política proporcionando incertezas que transmitem desconfiança para os investidores e diminuição da liquidez. Considerando que em um momento de crise econômica alguém ou algum setor está ganhando, a grande problemática é: onde e como investir analisando as oportunidades apresentadas pelo mercado.
    Em um cenário de desaceleração o mercado começa a relativizar as crenças e obrigar mudanças comportamentais, que refletem diretamente na dinâmica das empresas e ameaçam a relação Produção Renda e Consumo. Com isso, o egoísmo do individuo capitalista focado no crescimento econômico, torna frágil a economia e evidência a importância do desenvolvimento econômico.
    Diante disto, é comum um movimento econômico social de Reciclar, Reutilizar e Reduzir que gera oportunidades em diversos setores. Um bom exemplo é a mudança de comportamento do consumo doméstico, que levou ao crescimento do atacado, por ser uma opção de baixo custo, em detrimento do varejo.As empresas identificaram a importância da otimização da mão-de-obra,.para redução do custo operacional, optando pela efetivação de funcionários multi-funções.
    Portanto, a escassez estimula a busca do desenvolvimento e o a tendência de novos negócios.

    Equipe: Edisio Carvalho, Tiago Gama, Lilian Cardoso, Luana Fernandes
    Turma: 16B

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  8. O Brasil tem vivido um de seus momentos políticos e econômicos mais conturbados dos últimos anos. A situação cria um efeito dominó. Os valores dos insumos sobem, consequentemente a indústria eleva o valor de seus produtos, corta gastos e demite funcionários. O poder aquisitivo da população cai, e esta passa a consumir menos, gerando mais prejuízos para a indústria fornecedora e prestadores de serviços. O ciclo se repete e vira uma bola de neve onde todos os setores terminam sentindo os reflexos da crise.
    Todos sabemos que está nuvem de incertezas representa um desafio a mais para as empresas que precisam se adequar aos novos tempos de ajustes. A crise econômica está aí e as empresas que quiserem sobreviver a ela devem se preparar.
    Em tempos de crise, a eficiência das empresas é colocada à prova. As decisões precisam ser mais assertivas e, para isso, automatizar e racionalizar os processos – além de ter as informações necessárias e corretas para a tomada de decisões – é fundamental.
    Neste sentido a analise das tendências de mercado surge como uma importante ferramenta de orientação para as decisões. Ser capaz de analisar uma tendência é importante porque ajuda a antecipar os desejos dos consumidores e entender o que o mercado quer, não só ajuda a formar o produto certo para o publico certo, mas também dá uma vantagem competitiva. Só que mais importante do que apenas perceber tendências é poder antecipá-las, entender de onde surgem e como se transformam em uma moda e estilo.

    Josué Amorim

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  9. O cenário econômico do Brasil vem preocupando toda população. Sejam empregados ou empresários, estão todos apreensivos com os rumos da economia. Essa ansiedade vem fazendo com que empresários adiem investimentos e novos empreendedores aguardem momentos menos incertos para iniciar seus projetos. A atual situação econômica do Brasil é tecnicamente de estagnação. Tal situação pode ser revertida, através de uma ação conjunta de empreendedores e governo. A crise econômica que o país está atravessando vem sendo tratado em toda pauta de reunião de empresários do país e também fora dele.

    Muito se ouve falar que é na crise que surgem as grandes oportunidades para aqueles que conseguem analisar, de maneira fria e cautelosa as chances que o momento oferece. Mas, para se obter sucesso nesse momento é fundamental que tanto o indivíduo que deseja empreender, quanto o empresário que almeja crescimento, se cerque de informações sobre as tendências mercadológicas, e as novas oportunidades em diversos setores. A qualificação dos serviços é uma tendência para ser aplicada no atual momento de crise. Inovar em processos de trabalho, se manter informado sobre mudanças e ser criativo, também são apresentas como destaque para aqueles que desejam passar pela crise, na expectativa que dias melhores virão.

    A estagnação do mercado tem evidenciado que novos horizontes precisam ser enxergados não só no que tange a condução do que é produzido, mas também do que se é consumido.
    A sociedades, por exemplo, mudou seu comportamento com relação ao consumo e passou a refletir e redefinir conceitos. A busca por novas alternativas mercadológicas possibilita superar momentos desafiadores que o mercado impõe a sociedade.

    As tendências e oportunidades de negócios são resultados de uma análise de tendências de consumo e mercado, utilizando-se de informações oficiais e de empresas e profissionais especializados no assunto, no Brasil e no mundo. O propósito é fomentar a criação de um ambiente favorável para geração de oportunidades de negócios e estimular o surgimento, a ampliação e a diversificação de empreendimentos sustentáveis, além de difundir o empreendedorismo.
    Ana Cristina Machado
    Ayeska Mello
    Jessimaily Silva
    Givaldo Viana
    Jaqueline Miguez
    Renata Nunes
    ADM 16 B

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